O Chaco Paraguaio será palco do V Fórum do Corredor Bioceânico

Compartilhe

A Região Oeste do nosso país será a anfitriã do 5º. Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que será realizado nas cidades dos departamentos de Boquerón e Alto Paraguai, de 19 a 21 de junho deste ano.

Já no último fórum realizado em Iquique, Tarapacá (Chile), Paraguai, o Chaco Paraguaio, foi designado como organizador do próximo encontro que espera reunir mais de 600 visitantes entre delegações com autoridades e empresários internacionais dos quatro países membros : Paraguai, Brasil, Argentina e Chile.

Durante essas reuniões de trabalho e de integração regional, os governos subnacionais (governadores e municípios) analisam as novas oportunidades que o corredor oferecerá. Está prevista também uma reunião de empresários, com o objetivo de fechar acordos comerciais de grande importância para a região.

Da mesma forma, as delegações oficiais analisarão o progresso nos compromissos assumidos por cada país, a fim de apresentar sugestões específicas através dos seus Ministérios das Relações Exteriores, de acordo com as conclusões dos fóruns.

No caso do Paraguai, estão em fase de início as obras do Trecho 3 (pavimentação de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo), cuja construção durará aproximadamente dois anos.

Lembremos também que o primeiro trecho do Corredor Rodoviário Bioceânico de Carmelo Peralta a Loma Plata, de 275,73 quilômetros, já foi concluído, enquanto continua a execução da ponte entre Carmelo Peralta e Puerto Murtinho, Brasil, registrando atualmente um progresso de 50%.

A Rota Bioceânica do Eixo de Capricórnio é uma rodovia de mais de 3.000 km que se estende de São Paulo, no Brasil, até os portos chilenos de Antofagasta.

No Paraguai, a rota vai das cidades fronteiriças de Capitán Carmelo Peralta até Pozo Hondo. A estrada que atravessa o Chaco paraguaio tem 532 quilômetros de extensão e sua construção foi dividida em três trechos.

 

Fonte: Mopc-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *