O último relatório sobre o Estado Global das Energias Renováveis destaca o Paraguai como um dos seis países do mundo que consome energia elétrica baseada em fontes 100% renováveis.
Nosso país aparece em quinto lugar na lista das nações que utilizam principalmente esse tipo de fonte de energia, pois 100% de sua energia elétrica é baseada em energia hidrelétrica.
Segundo o mesmo relatório, também complementa a sua matriz energética com uma pequena contribuição da biomassa. O restante da lista de países com energia 100% renovável é composta por Costa Rica, Dinamarca, Noruega, Islândia e Uruguai.
A Rede de Políticas de Energias Renováveis para o Século XXI (REN 21) é um corretor de dados reconhecido mundialmente. Desenvolve métodos de recolha de informação baseados numa abordagem global multistakeholder, com uma equipa de especialistas de vários setores, o que permite o acesso a dados dispersos.
Também utiliza dados e informações validados para fornecer provas baseadas em factos e desenvolver uma narrativa de apoio para moldar o debate sectorial, regional ou global sobre a energia.
Rumo à produção de hidrogénio verde
De referir que a política do Governo Nacional visa diversificar a produção de energias renováveis. Um dos planos geridos pelo Vice-Ministério de Minas e Energia dependente do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) é a produção de hidrogénio verde. Neste sentido, já se registaram progressos importantes no estabelecimento de regulamentações onde o investimento é bem recebido e gera valor acrescentado para o desenvolvimento nacional.
Esta iniciativa está alinhada com a Agenda Energética Nacional para promover o progresso das fontes de energia renováveis. A agenda sublinha os numerosos benefícios da adopção de uma estratégia inovadora e com visão de futuro para a utilização do hidrogénio, em particular do hidrogénio verde, que poderia tirar partido do actual excedente de energia hidroeléctrica disponível.
O plano de trabalho se chama “Rumo ao roteiro do hidrogênio verde no Paraguai”, que já despertou o interesse de empresas internacionais especializadas no assunto.
Por sua vez, o marco regulatório já existe por meio da Lei nº 6.977/23 “que regulamenta a promoção, geração, produção, desenvolvimento e utilização de energia elétrica proveniente de fontes de energia renováveis não convencionais, não hidráulicas”, como a do hidrogênio verde. .
Para os principais representantes do Governo, o Paraguai tem potencial para ser um importante produtor de hidrogênio verde a partir de fontes que não geram pegadas de carbono, o que representa um progresso sólido em direção à sustentabilidade energética.
Fonte: MOPC-PY