A prefeitura de Porto Murtinho prepara a cidade para ser o Portal da Rota Bioceânica.
Para isso está elaborando um novo Plano Diretor que reorganiza a infraestrutura do município para os próximos 10 anos, na área social e econômica, visando dar mais qualidade de vida à população e adequar-se às demandas exigidas para ser o portal da maior Rota de Integração Logística da América Latina.
Para detalhar o projeto e debater a Rota, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, esteve na sexta-feira (17) reunido com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, na Capital. O encontro também contou com a presença da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, e da arquiteta Fernanda Gonzaga, do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann e a assessora Danielle Paiva.
A reunião teve como pauta principal a Rota Bioceânica, um dos principais projetos de integração regional, que promete transformar Porto Murtinho em um eixo estratégico para o comércio internacional.
Durante a reunião, foram discutidas ações para o fortalecimento da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável ao longo do corredor logístico, garantindo que o município esteja preparado para as oportunidades econômicas geradas pela ligação entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico.
O prefeito Nelson Cintra destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para garantir que Porto Murtinho colha os benefícios desse grande projeto de integração sul-americana.
“Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica e eu estive conversando com o secretário Jaime e com a equipe, falando sobre o nosso Fórum, que vai ser dia 18 de fevereiro. Nós estamos preparando a cidade para ser o portal da Rota. Então, é muito importante, debatermos uma série de coisas como é o caso do nosso plano diretor que está quase finalizado”, explicou o prefeito, que lembrou que o plano está sendo executado por uma universidade de Curitiba.
“Nós temos uma assessoria muito boa para desenvolver o plano de diretor. E o plano diretor, a cidade de Porto Murtinho, é do Estado. Isso que a gente está discutindo com o secretário. Uma cobertura maior, já que o município está se tornando um dos mais importantes do Estado”, complementou. Ele destacou que ficou acordado junto ao Governo que a expansão da cidade vai se dar ao longo do acesso da ponte, da BR-267 até a ponte.
“Com o plano diretor vamos direcionar todo o desenvolvimento do portal da rota que é Porto Murtinho. Vim apresentar para o secretário e ele gostou do projeto. E a nossa meta é apresentar o detalhamento do plano no dia 18 de fevereiro durante o Fórum da Rota”, destacou Cintra.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância da iniciativa. “O Plano está sendo feito para adequar e realmente pensando Porto Murtinho com a concentração da Rota Bioceânica.E nesta linha ele está pensando na expansão, para onde a cidade vai crescer e principalmente a disponibilização de áreas específicas tanto para a infraestrutura social como para a econômica”, salientou Verruck.
Plano
O Plano trabalha com eixos de desenvolvimento para o município para os próximos 10 anos, com expansão da área industrial, criação de novas áreas residenciais segurança e saúde. “Porto Murtinho foi construída dentro do dique, e nós já temos pouca área para desenvolver. Então nós vemos que teremos que realizar obras fora do dique”, adiantou.
Para isso, a Prefeitura aposta em planejamento e zoneamento. “Tudo está sendo zoneado. A área habitacional, industrial, zoneamento do Porto Seco, questão da saúde, segurança, tudo, então tá tudo dentro desse plano”, salientou o prefeito.
Fonte: Semadesc-MS|Rosana Siqueira
Até que enfim o prefeito decide fazer o plano diretor. Que sem ele.o empresariado não tinha segurança para investir no municipio.foi um.passo decisivo.para o desenvolvimento do município
Boa Tarde.
Parabéns às autoridades constituídas e engajadas ao desenvolvimento de Porto Murtinho. A cidade que já foi muito importante e agora volta a ser cogitada ao desenvolvimento. Acredito nesta possibilidade, porém se não houver uma real vontade política jamais alcançará passos largos a prosperidade. Dá para perceber o avanço do Povo paraguaio neste sentido e percebemos que o Brasil está muito aquém. Vamos despertar e agir e alavancar com ações verdadeiras e real e deixar de lado o vazio discurso político, que não leva progresso algum a cidade. Partindo do plano diretor e fiscalizando acredito ser o primeiro passo acertado. Avante Porto Murtinho ao destaque mundial.