Ponte Bioceânica: chegada do primeiro carro avançado é passo fundamental na construção

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Esta semana começou de forma positiva para as obras da Ponte Bioceânica, já que a chegada dos primeiros carros avançados foi um passo fundamental para a obra.

Os carros de avanço são estruturas metálicas móveis utilizadas para construir um segmento de ponte por meio do procedimento de avanço em cantilevers sucessivos.

Esses carros, fabricados em São Paulo, Brasil, são estruturas metálicas projetadas especificamente para a técnica de cantilever sucessivo, que permitirá a construção da ponte estaiada com 625 metros de comprimento. Este método inclui um vão central de 350 metros e vãos de compensação de 137,5 metros.

A ponte terá tabuleiro suspenso por tirantes, apresentando projeto aerodinâmico com 20,10 metros de largura e seção composta por nervuras longitudinais protendidas e vigas de contraventamento, garantindo resistência e estabilidade. Os pombos, que são os segmentos que compõem o tabuleiro, terão comprimentos entre 6 e 8 metros, dependendo da sua localização na estrutura.

O projeto inclui dois pares de carros avançados (quatro no total), que serão essenciais para a colocação precisa dos pombos. A execução começará com o pombo zero em cada poste, construído com estrutura auxiliar de suporte, e depois continuará com a montagem dos segmentos cantilever.

Esta ponte, peça-chave do Corredor Bioceânico, representa um passo em direção à conectividade rodoviária no continente, reduzindo distâncias e tempos de transporte de mercadorias e pessoas. Os seus progressos reafirmam o compromisso com a integração econômica e social da região. É financiado pela Itaipú Binacional e está sob a supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

 

Fonte: Mopc-PY

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