Embraer comemora 20 anos da certificação do primeiro avião Ipanema movido a etanol

Compartilhe

Aeronave agrícola é pioneira no uso de biocombustível e na redução do impacto ambiental. Líder no mercado de aviação agrícola do Brasil, a Embraer detém aproximadamente 60% de participação no setor.

Foto: Embraer/Divulgação

A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMB3), líder global na indústria aeroespacial, comemora os 20 anos da certificação do avião agrícola Ipanema EMB-202A movido a etanol, a primeira e única aeronave do mundo produzido em série a voar com biocombustível. Hoje, o modelo, que passou por uma evolução tecnológica, é comercializado sobre a designação EMB-203.

Desde a sua certificação, em 19 de outubro de 2004, o Ipanema já evitou a emissão de mais de 28 milhões de toneladas de CO2, uma média de 1,4 milhão de toneladas por ano. Com produção nacional, a aeronave teve seu desempenho melhorado graças ao uso de fonte de energia renovável.

“Já foram comercializadas mais de 570 Ipanemas movidos a etanol e mais de 210 aeronaves de versões anteriores que tiveram seus motores convertidos de gasolina para o biocombustível nestes 20 anos, o que exalta a altíssima confiança de nossos operadores. Sinônimo de eficiência e baixo custo operacional, o Ipanema é a solução perfeita para quem busca aumentar a produtividade por hectare e contribuir para a sustentabilidade do setor agrícola”, ressalta Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.

Com alta tecnologia e tradição, o Ipanema aumenta a produtividade por hectare em até 30% e diminui o custo operacional em até 57% se comparado com outros equipamentos ao flexibilizar a operação, além de evitar perdas por amassamento na cultura, comuns ao usar outros soluções de transferência.

O Ipanema está em constante evolução para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança e eficiência. Prova disso é uma nova estrutura das asas que aumentam a eficiência, economia e produtividade, cabine mais alta, com novo conceito ergonômico, conectividade USB, novo sistema de ar-condicionado, cinto de segurança com airbag e alavancas que permitem uma pilotagem com movimentos mais suaves

Utilizado para dispersão de produtos sólidos ou líquidos, a comunicação também realizou uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto pioneiro para promover a sustentabilidade no agronegócio nacional é coordenado pela Koppert, líder global em desenvolvimento e produção de bioinsumos para agricultura.

 

Fonte: Embraer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *