O Governo do Paraguai inaugurou oficialmente hoje os Corredores Agroindustriais da Região Oeste, conhecidos como “Rota do Leite”.
Este projeto, executado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), abrange 188 quilômetros de estradas melhoradas e promete transformar a logística do setor lácteo e produtivo no Chaco paraguaio.
Durante a cerimônia de inauguração, em Campo Aceval, Pdte. Hayes, a Ministra do MOPC, Eng. Claudia Centurión, destacou a importância deste projeto para o futuro do país. “O desenvolvimento do Paraguai virá do desenvolvimento do Chaco”, afirmou.
Ele destacou ainda que esta é apenas uma das muitas obras que serão entregues às próximas gestões, destacando a visão de longo prazo por trás da iniciativa, que este caso beneficia a produção de 7 milhões de litros de leite anualmente e impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida de mais de 40 mil pessoas, incluindo 4.800 indígenas.
Projeto nascido em 2013
Noutra parte da sua intervenção, a Ministra Centurión lembrou que a obra teve início em 2013, altura em que foi incluída entre as obras prioritárias da lei “Chave na Mão”.
Um momento chave foi o acordo assinado em 2017 entre o MOPC e a Cooperativa Chortitzer, que acelerou o seu desenvolvimento ao envolver o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Geração de empregos e novos mercados
Por sua vez, o Presidente Santiago Peña referiu-se a vários aspectos fundamentais do projeto. Em primeiro lugar, enfatizou que a criação de emprego é a melhor política social e que este trabalho irá aumentar significativamente as oportunidades de emprego na região. Por sua vez, mencionou que a nova rota preparará o Chaco para um aumento no tráfego de caminhões aos portos do Pacífico, melhorando a logística e impulsionando as exportações através do Corredor Bioceânico.
Fonte: Mopc-PY
Muito importante o desenvolvimento Pará tudo muito obrigado
Parabéns a esse querido pais irmão, quo o Paraguai seja um grande e desenvolvido país!!!
Parabéns ao povo Y o governo PARAGUAYO por essa importante obra. Nós último 3 anos fui 3 vezes só Paraguay Y gosto muito da simplicidade desse povo.