BNDES lança edital de contrato público de solução inovadora para análise de riscos socioambientais e climáticos

Compartilhe

Empresas podem propor soluções para aprimorar a análise de risco socioambiental e climático de clientes e projetos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, nesta segunda-feira, 14, edital de licitação para contrato público de solução inovadora com objetivo de auxiliar no processo de análise dos Riscos Socioambientais e Climáticos (Risco SAC) de seus clientes e projetos.

Elaborado em conjunto pelas Áreas de Tecnologia, de Gestão de Riscos e Jurídica, o edital é o primeiro adotado pelo Banco nesta modalidade de concorrência, prevista no Marco Legal das Startups. A iniciativa selecionada receberá até R$ 300 mil.

Neste modelo de licitação, o BNDES especifica o problema e permite ao mercado oferecer soluções inovadoras, fomentando o ecossistema de inovação no país. As inscrições ficam abertas até o dia 29 de novembro e as propostas passarão por etapas de avaliação, refinamento e julgamento, até a contratação.

Aprimoramento da análise – Desde 1999, o Banco adota procedimentos de análise socioambientais associados às operações de crédito. Os critérios aplicados evoluíram ao longo dos anos, incorporando progressivamente novas categorias e variáveis. Mais recentemente, em 2024, foram incluídos aspectos climáticos. Dessa forma, novas tecnologias, como a inteligência artificial e big data, podem tornar as análises mais ágeis e baseadas em informações diversas.

De acordo com a diretora de Pessoas, TI e Operações do BNDES, Helena Tenório, “o Banco promove uma grande evolução institucional ao adotar um processo de contratação que permite às empresas de TI, incluindo startups, proporem soluções com as mais recentes tecnologias”. “Os métodos de busca de dados e a inteligência artificial têm grande potencial para ajudar o BNDES a acelerar seus processos, ao mesmo tempo em que aprimora suas análises”, finaliza.

 

Saiba mais no link: http://www.bndes.gov.br/chamadadeinovacao.

 

Fonte: Agência Gov|BNDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *