O terceiro trecho do Corredor Bioceânico, que promete revolucionar a conectividade e o desenvolvimento econômico do Paraguai e de toda a região, está em andamento com a construção do Lote 2.
Este setor do traçado PY15, que se inicia no Km 156 e se estende até o Km 215, iniciou-se com as tarefas de limpeza da faixa, bem como a correspondente retirada de matéria orgânica, do Km 156 ao Km 175,6, avançando cerca de 500 metros lineares por dia.
Por outro lado, é realizado um nivelamento e liberação prévios para possibilitar o carregamento do material. Estas tarefas são realizadas em pistas de 500 metros.
Da mesma forma, na próxima semana, entre 9 e 14 de setembro, está prevista a realização do carregamento, beneficiamento e compactação do aterro do Km 156 ao Km 160,5.
As obras do segundo lote, dos 4 que já possuem ordem de pavimentação desde o último dia 28 de agosto, estão a cargo do Consórcio Chaqueño del Norte, formado pelas empresas LT SA, Constructora Heisecke SA e Benito Roggio e Hijos SA.
O trecho 3 da Rota Bioceânica abrange aproximadamente 224 quilômetros em sua totalidade, desde Mariscal Estigarribia até Pozo Hondo. Destes, 220 quilômetros correspondem à pavimentação do corredor principal, enquanto o restante é destinado a melhorias viárias, incluindo acessos, travessias urbanas e coletores.
A responsabilidade pela execução do projeto é do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), com financiamento do Banco de Desenvolvimento FONPLATA.
Uma obra que pretende unir dois oceanos
O Corredor Rodoviário Bioceânico se estende por quase 532 quilômetros no Chaco Paraguaio, desde a cidade fronteiriça de Carmelo Peralta até Pozo Hondo, fronteira com a Argentina. A infraestrutura rodoviária estratégica está dividida em 3 trechos ou etapas de construção, sendo que o primeiro trecho já foi concluído (mais de 275 quilômetros), de Carmelo Peralta a Loma Plata.
Desta forma, o Paraguai assume papel ativo em projetos regionais que atrairão investimentos e impactarão positivamente a vida do nosso país em diversas áreas.
Fonte: Mopc-PY