Carbom e Embrapa lançam os primeiros biofertilizantes de extrato vegetal do país

Compartilhe

O Acrescent Raiz F e o Acrescent Solus F são dois bioativadores de origem vegetal, limpos e seguros, que estimulam o crescimento saudável das raízes e o desenvolvimento da microbiota do solo.

Os dois produtos serão lançados nesta quinta, em Foz do Iguaçu

A Carbom Brasil, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), lança os primeiros biofertilizantes de extrato vegetal do Brasil, nesta quinta-feira (05/09), às 10h, no estande da Carbom Brasil, durante o 39º Congresso Brasileiro de Nematologia, em Foz do Iguaçu (PR).

O Acrescent Raiz F e o Acrescent Solus F são dois bioativadores de origem vegetal, limpos e seguros, que estimulam o crescimento saudável das raízes e o desenvolvimento da microbiota do solo. Multifuncionais, os produtos foram desenvolvidos após anos de pesquisa de ponta e testes em campo.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Carbom Brasil, Zenon Júnior, o Acrescent Raiz F é indicado para as culturas do algodão, arroz, trigo, cevada, feijão, soja, milho, sorgo, mandioca e ervilha. Já o Acrescent Solus F, além dessas culturas, pode ser usado em hortifrutigranjeiros, cana-de-açúcar e frutas em geral.

“O Acrescent Raiz F é utilizado no tratamento de sementes na fazenda (on farm), no processo de Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e aplicação via sulco de plantio, enquanto o Acrescent Solus F pode ser aplicado em barra total, em sulco de plantio ou ainda na fertirrigação, seguindo as doses recomendadas para cada cultura”, explica Zenon.

Segundo o coordenador de P&D da Carbom, os dois biofertilizantes representam uma solução eficiente e de custo acessível ao produtor, com características únicas, como capacidade de estimular o crescimento radicular e contribuir para o desenvolvimento de uma microbiota forte; reforçar a resistência a patógenos e a tolerância ao estresse hídrico; promover produtividade superior com excelente rendimento e custos mais baixos; termoestabilidade; e compatibilidade com defensivos químicos e biológicos.

“Os ácidos carboxílicos dos produtos atuam no solo e na fisiologia das plantas, estimulando microrganismos benéficos, conferindo força e resistência ao cultivo e aprimorando todo o sistema”, assinala Zenon, destacando que a partir de outubro de 2024, o Acrescent Raiz F e o Acrescent Solus F estarão disponíveis no mercado, por meio da equipe de vendas e da rede de distribuição da Carbom Brasil, presentes em todo território nacional.

Aprendizado

O chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Lopes, destacou que a parceria com a Carbom Brasil foi uma grande oportunidade de aprendizado para a Unidade.

“Pela primeira vez, passamos por todas as fases de desenvolvimento de um produto que não tem um similar no mercado. Já tínhamos experiência no codesenvolvimento de bioinsumos, mas em categorias que já existiam no mercado, com uma regulamentação mais clara. Neste caso, saímos de uma pesquisa totalmente básica, de geração de conhecimento, até o desenvolvimento de um produto, e aprendemos bastante nessa trajetória”, ressalta Lopes.

Ele acrescenta que a parceria faz parte de uma estratégia de aproximação da Unidade com o setor privado, principalmente indústrias nacionais de bioinsumos. “O objetivo é justamente estruturar linhas de pesquisa que comecem com a pesquisa básica até o desenvolvimento do produto”, afirma Lopes. Segundo o chefe-geral, a Unidade dará continuidade ao trabalho com a Carbom Brasil, por meio da discussão de outros projetos para o desenvolvimento de produtos inovadores que não tenham similares no mercado.

 

 

Fonte: Agência Gov|Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *