Campanha do Sistema Famasul economiza 14 toneladas de CO2 equivalente em três meses

Compartilhe

Parceria com Biosul incentivou colaboradores a abastecerem com etanol, promovendo sustentabilidade.

Desde o dia 12 de março, a campanha “Movido pelo Agro – Etanol”, realizada pela Famasul em parceria com a Biosul, tem incentivado colaboradores do Sistema Famasul a abastecerem seus veículos com etanol. Até 30 de junho, foram abastecidos 14.214 litros de etanol pelos colaboradores, promovendo a cadeia produtiva estadual e os princípios ESG.

Como ação da campanha, mensalmente é sorteado cinco vouchers de R$150 para abastecimento de veículos com etanol. A ação fortalece a economia local e reforça o compromisso das entidades com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Economia em dados

Com o abastecimento de 14.214 litros pelos colaboradores desde o início da campanha, e considerando o rendimento médio de 7 quilômetros por litro de etanol, daria para percorrer uma distância de 99.496 quilômetros.

A partir de dados da União Nacional da Bioenergia, que calculam emissões desde a produção até a utilização, cada quilômetro deslocado com etanol emite 107 gramas de CO2 equivalente (gCO2Eq/Km). Diferente da gasolina que, na mesma medida, emite 252 gramas. Com isso, estima-se que o uso de etanol pelos colaboradores do Sistema Famasul permitiu uma redução na emissão de 14 toneladas de CO2Eq.

Para ter uma ideia, essas toneladas, de acordo com valores do Instituto Brasileiro de Florestas, seriam equivalentes a 98 árvores com 20 anos de idade.

O consultor técnico do Sistema Famasul, Clóvis Tolentino, explica como o etanol pode ser um aliado na sustentabilidade: “ao utilizar etanol, você está consumindo um combustível que acumulou carbono ao longo do processo produtivo, seja ele da cana de açúcar ou de milho. Por outro lado, ao consumir um combustível de origem fóssil, como a gasolina, você tem um processo de retirada do petróleo do subsolo e a emissão de carbono na atmosfera quando ele é utilizado no veículo, sem que haja acúmulo de carbono no processo. Por isso dizemos que o etanol é oriundo de uma fonte renovável”.

Clóvis ressalta a importância da campanha para a meta de alcançar o Estado Carbono Neutro até 2030. “Se estimulamos a população a consumir combustível de origem renovável, no total de emissões do estado, você está contribuindo com a redução de emissões. Então, a campanha se torna mais um item que contribui para a busca do status de Estado Carbono Neutro. Quanto mais práticas de baixa de emissão ou uso de combustíveis renováveis, mais você contribui para o processo de neutralidade”.

Compromisso com o futuro

O analista de patrimônio Júlio Cesar dos Santos foi um dos sorteados pela campanha Movido Pelo Agro – Etanol, e ressalta que se sente lisonjeado em fazer parte da iniciativa, contribuindo, de fato, com o planeta.

“Sempre abasteci com etanol, mas nunca voltado para essa conscientização. Depois da campanha, eu entendi que estamos contribuindo com a expansão das indústrias de etanol e ainda diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Dessa forma, estamos pensando não somente no presente, mas no futuro que queremos deixar aos nossos filhos e netos”, acentua Julio.

O diretor-técnico e de Sustentabilidade da Biosul, Érico Paredes, ressalta que a parceria se tornou um exemplo.

“Com essa campanha, estamos promovendo o acesso à informação sobre o biocombustível mais limpo do mundo, que melhora a qualidade do ar nas cidades e é produzido aqui em Mato Grosso do Sul. Estamos falando de um combustível verde, limpo e renovável que gera milhares de empregos e impulsiona o desenvolvimento nos municípios onde as usinas estão, ou seja, além do aspecto ambiental, é um importante pilar da economia do nosso estado”, destaca.

“A campanha é de extrema importância, e a Famasul segue caminhando nos princípios de ESG, sempre pensando em fazer o melhor para Mato Grosso do Sul que, aliás, é um grande produtor de etanol, tanto de cana quanto de milho. Desde setembro do ano passado estamos com toda nossa frota de carros flex abastecida com etanol, visando essa sustentabilidade”, afirma o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Pâmela Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *