Governo do Paraguai planeja a primeira rota com pavimento rígido do país no trecho Concepción-Vallemí

Compartilhe

Durante a jornada do Governo no departamento de Concepción, o Presidente Santiago Peña, acompanhado pela Ministra de Obras Públicas, Eng. Claudia Centurión e outras autoridades, anunciou avanços significativos nos esforços para a construção da primeira estrada pavimentada com cimento no país em trecho Concepción-Vallemí.

“Já estamos trabalhando com financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe) e vamos encaminhá-lo ao Congresso nas próximas semanas. Lá pedimos mais uma vez o apoio dos legisladores do departamento, que obviamente são os que mais conhecem o problema”, disse Peña. Ele também destacou: “Isso será apresentado nos próximos dias e, se Deus quiser, podemos licitá-lo antes do final do ano”.

O presidente destacou a importância desta obra para a economia nacional, destacando que a rota será construída com cimento produzido no Paraguai. “A ideia é que seja uma camada cimentada, já regulamentamos […] para que possamos utilizar um ativo que o Paraguai tem, que é o cimento que é produzido aqui, com mãos paraguaias”, enfatizou Peña. Acrescentou que este projecto terá um impacto positivo na taxa de câmbio, uma vez que o asfalto deixará de ser importado, beneficiando enormemente o país.

A obra abrangerá parte do traçado PY22, atualmente em estado de degradação, o que preocupa a população pelos riscos que representa para os utentes.

Orla marítima da cidade de Concepción

Quanto à Costanera de Concepción, Peña mencionou que é um desejo há muito aguardado pelos cidadãos. “Temos isso na calha, o que fizemos de imediato foi fazer um investimento importante no porto da Administração Nacional de Navegação e Porto (ANNP), que estava praticamente abandonado e embelezámo-lo”, disse o presidente. Explicou ainda que a ideia é transformar este espaço, eventualmente, num centro público e gastronómico “semelhante ao que está a ser desenvolvido em Assunção”, afirmou.

Transformação, revolução e ressurgimento de um gigante

Em outro momento, o chefe de Estado expressou: “Estamos dando passos super importantes em diversas frentes em Concepción, um departamento que estava esquecido. Hoje queremos colocá-lo no centro da agenda do Paraguai, torná-lo uma prioridade, gerar uma transformação, uma revolução e o ressurgimento desse gigante que é o Paraguai, do qual sempre falo, pode começar em Concepción”.

Com estes anúncios, o governo nacional reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento das infra-estruturas do país, tendo como principais prioridades a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a promoção do crescimento económico das regiões.

 

Fonte: Mopc-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *