A construção da ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho (BR) está com avanço geral de 43,6% tanto no lado paraguaio quanto no brasileiro.
Atualmente os trabalhos concentram-se nas lajes dos viadutos de acesso e na colocação de pré-lajes que vão sobre as vigas já montadas até ao Vão 9.
Além disso, já está sendo alcançado o estágio de reforço dos 2 postes do lado paraguaio. Este processo consiste numa técnica complementar que é aplicada para estabilizar e reforçar a estrutura e distribuir a carga de forma mais equilibrada neste tipo de obra.
A nova ponte, financiada pela Itaipú Binacional, Margen Derecha; Terá extensão de 1.294 metros, divididos em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, de 632 metros sobre o Rio Paraguai, com vão central de 350 m.
O Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) é o responsável por tornar o projeto realidade sob a supervisão do Consórcio Prointec. É gerido pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY