A construção da ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho (BR), tem um avanço geral de 40% até o momento, segundo relatórios da empresa contratante.
O engenheiro Paul Sarubbi, Gerente Técnico da Tecnoedil SA, empresa que faz parte do consórcio PYBRA juntamente com a Paulitec e a Construtora Cidade, destacou que a obra é executada dentro do prazo, cumprindo o cronograma planejado.
“Estamos vendo um progresso de 40%, sem muitos transtornos, trabalhando dentro do cronograma, com base no que está estabelecido”, indicou.
Sobre o trabalho e o que ele representa para sua empresa, disse que se sente muito orgulhoso de participar deste empreendimento porque representará a união histórica que pode ocorrer entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico através do Chaco Paraguaio, o que realmente será mudar a logística de toda a região e beneficiar principalmente o Paraguai.
Salientou que é um desafio muito grande realizar este tipo de trabalho nesta parte do país e que foi feito um grande esforço para poder trabalhar com pessoas locais, que foram formadas e hoje trabalham, pessoas que mais tarde permanecerá com uma profissão técnica que o servirá pelo resto da vida.
Ele também mencionou o que significa toda a parte logística da obra, os materiais e equipamentos que devem ser trazidos até o local. “Quando tem algum problema, algum equipamento que quebra, tem que vir aqui consertar, quer dizer, isso sempre tem grandes desafios”, comentou.
Quanto à experiência neste tipo de projectos, considerou que com a ponte Héroes del Chaco, por um lado, e esta segunda ponte, a ponte Bioceânica, por outro, haverá “know-how” dentro do país, como patrimônio para toda a nossa nação e, depois disso, as empresas paraguaias também terão a possibilidade de realizar esse tipo de contratos em todo o mundo, “porque são poucas as empresas no mundo que sabem fazer esse tipo de trabalho”. Acho que isso vai apoiar muito o setor de construção no Paraguai”, afirmou finalmente.
Formação técnica
A manutenção da navegabilidade do rio tem sido um factor fundamental na definição da tipologia da ponte, bem como no estabelecimento do seu traçado final de alçado. O desenho da ponte permite a existência de um canal de navegação centrado no Rio Paraguai, com 195 metros de largura e 29 metros de altura, mesmo para condições de máxima cheia do rio.
Os trabalhos preliminares começaram com levantamento topográfico, abertura de estradas e treinamento de pessoal. Posteriormente, iniciou-se a perfuração da primeira das 302 estacas que serviram de base a esta importante obra.
Na zona dos viadutos, depois de concluída a instalação destas estacas, iniciaram-se a construção dos blocos, que suportam os pilares e as vigas transversais. Seguiu-se então a colocação das vigas longitudinais que fazem parte do viaduto de acesso, estas são pré-fabricadas na cidade de Capiatá (departamento de Central), pertencente à empresa paraguaia Pretec, subcontratada do consórcio PYBRA.
A Ponte Bioceânica, que representa um marco na infraestrutura rodoviária para o país, terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá ao cabo -parte estaiada., 632 metros com vão central de 350 m.
A obra é realizada sob gestão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) com financiamento da Itaipú Binacional.
Fonte: MOPC-PY