A reportagem esteve no local da obra da Ponte Internacional Bioceânica, em Porto Murtinho, nesta terça-feira, 17, foi feito o registro do avanço da obra em cerca de 40%.
Sobrevoando o local da obra já se percebe a evolução importante deste investimento internacional, a ponte está sendo construída sobre o rio Paraguai que assim que estiver pronto vai ligar fisicamente o Brasil com o Paraguai.
A obra faz parte do complexo viário internacional, a Rota Bioceânica, que vai cortar quatro países no seu trajeto.
Nesta data registra-se um marco histórico da obra quando o consorcio PYBRA que está executando a obra iniciou os trabalhos de colocação das vigas de concretos que vai formar a passarela da ponte. Após assentar as vigas será a vez dos pré-moldados assoalhos de concretos para dar solidez ao piso por onde vai ser colocado o asfalto. Cada viga tem 30 metros e peso de 30 toneladas que estão sendo assentado sobre os pilares com cabeçais de concretos.
A obra esta sendo executado pelo Consorcio PYBRA – compostas pelas empresas paraguaias Tecnoedil Ltda, as brasileiras Paulitec e a Cidades Ltda, a previsão da conclusão da obra e no primeiro semestre de 2025. A ponte terá 1.294 metros de comprimento e 354 metros de vão livre sobre o rio, a calha principal ficara a 30 metros de altura para não comprometer a navegabilidade da hidrovia.
A obra esta sendo financiada pela Usina Binacional Itaipú do lado paraguaio com custos estimados de cerca de 100 milhões de dólares. Quando concluído a passarela internacional fará parte da rota que terá o destino os portos chilenos de Mejillones, Antofagasta, Tocopilla e Iquique.
Desde Murtinho aos portos chilenos no Oceano Pacifico tem a media de 1990 km passando pelo Paraguay, Argentina e Chile.
O governo do Paraguai está investindo pesado em obras viais que possa baratear o custo dos transporte aos países asiáticos, exemplo e a construção da ponte, mais os 280 km de asfalto concluído entre as cidades de Carmelo Peralta – alto Paraguai e Loma Plata – Boquerón. Em seguida iniciara as obras de pavimentação asfaltica de um trecho de 220 km entre as localidade de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na divisa com a Argentina, sendo que nessa obra o Paraguai irá investir cerca de 354 milhões de dólares, com previsão de iniciar ainda este ano.
A Rota Bioceânica tem por objetivo encurtar distância da região produtora aos países asiáticos que importam muitas produções do Brasil, do Paraguai, Argentina e Chile.
Além da logística, tem a opção de turismo muito forte e também a cultura, mesmo porque pela Rota as pessoas vão descobrir centenas de opções de lazer na Cordilheira dos Andes, Deserto de Atacama, salares, geisers e montanhas, por outro lado no Brasil temos o Pantanal e o circuito das águas da serra da bodoquena. Até 2026 a rota já será realidade em toda a sua extensão.
Por: Toninho Ruiz