Cerca de 30 vigas longitudinais pré-fabricadas que irão compor a superestrutura da ponte Bioceânica entre as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) já estão em fase de construção e prontas para instalação, a partir da segunda quinzena de outubro.
De um total de 176 vigas previstas, 44 estão concluídas, destas 30 estão na área de implantação da futura passarela, enquanto outras 14 peças estão em processo de transporte da cidade de Capiatá (Central) para o distrito de Carmelo Peralta (Alto Paraguai), a cerca de 700 km de distância.
O transporte de cada elemento estrutural é realizado com 6 caminhões (carregando uma viga cada). As peças são feitas de concreto protendido, com 30 metros de comprimento e peso de 30 mil quilos. A empresa paraguaia Prointec SA é responsável pela fabricação; subcontratada do consórcio PYBRA, responsável pela execução do projeto.
Para a montagem das vigas serão utilizados grandes guindastes para levantá-las e colocá-las na sua posição final, nas vergas dos viadutos de acesso, que constituem dois dos três troços principais da obra.
Ambos os viadutos possuem um encontro que, em conjunto com os pilares, se destina a suportar as cargas do tabuleiro. Cada pilha é composta por cabeceiras, pilares e lintéis que atualmente podem ser vistos nas duas margens do rio Paraguai.
A Ponte Bioceânica terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do Rio Paraguai; e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 m.
As obras são executadas pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) e fiscalizadas pelo Consórcio PROINTEC, sob gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Fonte: MOPC-PY