Com execução geral de 15,53% no final de março deste ano, a construção da ponte Bioceánica continua nas duas margens do rio Paraguai, entre as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul ( Brasil).
As atividades do lado paraguaio estão voltadas principalmente para a montagem das fôrmas e armaduras da ombreira E1, que já está em sua última etapa (a sexta).
Da mesma forma procedemos à montagem dos pórticos (esquerdo e direito) do molhe principal nº 13, bem como dos fustes para estacas: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8 e 9.
No lado brasileiro, está sendo realizada a perfuração das estacas na ombreira E2, bem como das estacas nos pilares 20; 21 e 24, e da pilha 14 (pilha principal).
As estacas são cilindros de betão armado que servem de fundação à ponte a uma profundidade variável entre os 33 e os 43 metros e que se inserem no maciço rochoso denominado xisto.
No total, devem ser construídas 300 estacas com medidas entre 1 e 1,5 metro de diâmetro. Até abril último, das 300 estacas previstas, 140 (de um total de 142) já haviam sido concluídas do lado paraguaio e 31 (de um total de 158) do lado brasileiro.
Ao mesmo tempo, foram colocadas 19 cabeças de um total de 24 (no PY) e em processo de execução estão 3 das 28 cabeças do lado do país vizinho.
As cabeças são componentes estruturais de concreto armado, de considerável volume e rigidez, que cumprem a função de ligação das estacas que transferem as cargas da superestrutura para o subsolo.
Este projeto -a cargo do Consórcio PYBRA- é totalmente financiado pela margem paraguaia de Itaipu Binacional por um valor de G. 616.836.755.744.
É uma peça chave da chamada rota Bioceânica, que permitirá a interação dos portos localizados nos oceanos Pacífico e Atlântico, promovendo o desenvolvimento de diferentes países da América do Sul.
Fonte: Mopc | Paraguai
Boa tarde, pra conhecimento geral, poderia informar qual a formatação da seção transversal da superestrutura da ponte?
Largura dos vãos comuns e o gabarito de navegação!
Obrigado!