As obras de construção da ponte Internacional Bioceânica que vai ligar as cidades de Carmelo Peralta-Alto Paraguai-PY a Porto Murtinho-Mato Grosso do Sul-Brasil, segue avançando.
Nesta sexta-feira, 31, a nossa reportagem esteve no local para ver in loco as ações de trabalho do Consorcio PYBRA – compostas pelas empresa paraguaia, Tecnoedil Construções Ltda e pelas brasileiras Paulitec Engenharia e Cidades Ltda. Apesar das grandes precipitações que assolou a região, onde se registrou mais de mil milímetros de chuvas, as empresas não interromperam os trabalhos.
A obra segue em ritmo bastante intenso nos dois lados do rio, a ponte vai ser modelo estaiada com suporte de cabos de aços especiais. No momento os trabalhos consistem na montagens dos pilares de concretos que vão sustentar esta via internacional. A construção dessa ponte irá completar o complexo viário da Rota Bioceanica que cortará quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Assim que concluir a obra os produtos desses países chegarará aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones, Tocopilla e Iquique, objetivo e a competitividade dos produtos desses pais a exportar ao mercado asiático encurtando oito mil e quatrocentos km em relação aos portos de Santos e Paranágua.
O governo do Paraguai esta investido muito na infraestrutura viário para concretizar este sonho de mais cinco décadas. A rota tem 575 km dentro do Paraguai dos quais 380 km já esta pavimentada, faltando apenas os 200 kms da Picada 500 entre as localidades de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na divisa com a Argentina. Esses 200 km já foram licitados e os quatro consórcios que ganharam a concorrência devem iniciar os trabalhos ainda este mês de abril.
O governo de Mario Abdo Benitez, o Marito, Presidente do Paraguai, investiu já 440 milhões de dólares para pavimentar o trecho de Carmelo Peralta a Loma Plata, já concluído, mais 354 milhões de dólares para investir nessa malha viária desde Loma Plata a Mariscal Estigarribia, em fase final de conclusão e agora mais 100 milhoes de dólares na construção da ponte sobre o rio Paraguai com recurso da Usina de Itaipú lado paraguaio.
A média de distância entre Porto Murtinho-Carmelo Peralta aos portos chilenos, no Oceano Pacífico é de 2.000 km.
O Presidente do Paraguai, Marito, não cansa de dizer que esta Rota será o “Novo Canal do Panamá”, de ligar os dois oceanos, o Atlantico ao Pacifico.
A conclusão dessa ponte, há décadas em projeto, hoje esta se tornando realidade com vários protagonistas, brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos que realizaram centenas de encontros e foruns de debates até chegar nesta etapa da obra, especialistas em engenharia civil de grande vulto de obras calculam que dentro de dois anos e meio seja concluído todo o trecho, já que no lado Argentino, na região de Mission La Paz, província de Tartagal ainda falta 24 km para pavimentar.
Por ultimo toda essa via internacional concluída, trará progresso para toda a área de abrangência, além de facilitar escoamento da produção dos países envolvidos e também importante frisar que a Rota oferecerá muitas oportunidades de negócios nos setores cultural e turística. Aos poucos vai se tornando realidad, projetos de muitas cabeças pensantes do “Novo Canal do Panamá”.
Fotos e reportagem: Toninho Ruiz
Toninho. Sensacional. Ano passada fomos de carro, do Gusrujâ a Porto Murtinho, passando por Bonito e, de balsa, para Carmelo Peralta e, de lá, Loma Plata, Filadelfia e Assunção. Em Porto Murtinho pegamos uma pequena Balsa e fomos ao Paraguai. Esperamos fazer o trecho CarmelPeralta a Pozo Hobdo e depois Argentina e Chile. Será uma grande obra, sem dúvida
Parabéns às obras e progresso para os quatros países.
O imperio do norte tentará de todas as maneiras inviabilizar essa obra tao nescessaria para todos. Temos que nos unir CUIDADO COM INTRIGAS…rsrsrs
Helii.78
Os brasileiros vão conhecer a cordilheira isto e espetacular sentir as águas do Pacífico seria para nós o caminho da seda botar isso na nossa cultura esquecer um pouco Santos e Guarujá e futebol.
Não entendo a falta de inteligência do Governo de MS, a chance de trazer novamente ares de prosperidade que foi apagado por décadas, porque não duplica as estradas entre Três lagoas e Porto Murtinho e Bataguassu e Campo Grande se não fizer isso urgente, é bem capaz do estado do PR fazer uma via que leve também a rota Bioceânica, aí vcs acham que os motoristas preferirão ir por MS ou PR? ACORDA governantes dorminhocos pra não chamar de burros
O progresso com a nova rota bioceanica vai propircionar maior competitividade aos produtos do agronegócio da região.
Será ótimo para os 4 países
E para o mundo.
Será um grande salto para o desenvolvimento do continente, espero viver para ver a inauguração deste grande empreendimento.
Será que este ano terminam a pavimentação os 200 km que faltam na picada 500?
Muito bom para o agronegócio e indústria. Economia de 8400 km de frete. Realmente, os preços serão mais competitivos.
Obra muito para os quatro países !!!
Parabéns pela matéria!!
Que maravilha cada dia que passa mais próximo de concluir a obra revolucionária para todos nós do Ms
A Rota Bioceânica trará enorme progresso para as regiões que cruzará, mudando cenários e vidas ao longo dos seus 2000 km. Será sem dúvida, uma obra memorável.
Além de facilitar escoamento da produtos para o pacífico, esta rota deverá ser muito utilizada para turismo no atacama e antofogasta.
Além de facilitar escoamento de produtos para o pacífico, esta rota deverá ser muito utilizada para turismo no atacama e antofogasta.
Em território brasileiro, qual rota esta rodovia seguirá? Quais cidades importantes serão contempladas?
Progresso e Desenvolvimento Econômico para os povos da América do Sul ! Trabalho, riqueza, educação , cultura e saúde para todos os povos irmãos !
Esperança, Determinação e Superação nos farão virar a página sobre o triste passado de nossa colonização , tortura e sofrimento ! Avante , América Latina !
Obra de excepcional importância para os Países envolvidos. Nosso MS no radar de pujante prosperidade.
O futuro progresso de Murtinho chegou. Agora presente, vamos divulgar a nossa riqueza. Folclore, costumes e nosso linguajar murtinhense.
Incentivar as indústrias, agronegócio, principalmente a pecuária.
Esse trabalho ou projeto deve ser em dupla nacionalidade, ou seja, o progresso deve interessar aos dois países.
O futuro progresso de Murtinho chegou. Agora presente, vamos divulgar a nossa riqueza, folclore, costumes, e nosso linguajar murtinhense.
As autoridades devem incentivar os empresários com incentivos fiscais a instalação de indústrias, Agronegócio., principalmente a pecuária.
Esse trabalho ou projeto deve ser em mãos duplas, ou seja o progresso deve chegar em ambos os países. ” Viva Murtinho e Carmelo Peralta”
Celino duarte- pres. Da Colônia paraguaia de Mato Grosso é representante das colonias latinas.
Que bom que esta obra vai nos ajudar muito o nosso Mato Grosso do Sul e nosso país estão de parabéns os países que compõem esta rota não vejo a hora de poder desfrutar dela.