As obras de reabilitação e manutenção da via PY09 — Transchaco estão avançando de forma constante nos 8 lotes que compõem os quatro trechos do projeto, atingindo uma média geral de 79,1% até o momento.
A evolução registrada em cada frente é a seguinte: o Lote 1 (68%) possui 7,5 km concluídos com material granulado e concreto asfáltico; no Lote 2 (77%) já existem 56 km de camada inferior de concreto asfáltico; enquanto no Lote 3 (47%) destaca-se a execução de base granular.
Continuam as obras do Lote 4 (44%) com diversas intervenções na pista e montagem das vigas da ponte sobre o Rio Verde, que está 75% concluída, enquanto os lotes 5 e 6 já estão concluídos. Da mesma forma, o Lote 7 tem 75% de progresso e o Lote 8 atingiu 100% das tarefas planejadas. Todos esses adiantamentos representam uma média executada de 79,1%.
TRABALHOS ADICIONAIS
Também estão sendo realizadas obras complementares. Em relação ao Lote 2, estão sendo construídas duas pontes de concreto armado, a primeira, com 90 metros de extensão, localizada no km 116, 1 sobre o córrego He’ẽ, que está 98% concluída; e a segunda ponte de 50 metros, sobre o Rio Negro, que já atingiu 30% de avanço.
Neste último, são realizados trabalhos de escavação estrutural no terreno, estacas perfuradas de 25 m para o pilar central e estacas de 20 m para os encontros. Além disso, todas as vigas longitudinais pré-fabricadas já estão armazenadas.
Por sua vez, no Lote 7, as obras em torno do pedágio estão 15% concluídas, enquanto no Lote 8 estão sendo realizadas obras no setor da Linha 1, com avanço de 10%.
O investimento total para este projeto emblemático é de US$ 670 milhões e é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) mais uma contraparte local.
Paraguay Fluvial