Paraguai inicia processo de pavimentação da Picada 500, como parte do Corredor Bioceânico

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O Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) divulgou a Resolução nº 1.675 que aprova o caderno de encargos das bases e condições do concurso público internacional para a fiscalização do projeto, construção e manutenção da via conhecida como Picada 500. 

A Picada 500 parte de Mariscal Estigarribia e chega à cidade de Pozo Hondo, às margens do rio Pilcomayo. Em Pozo Hondo existe uma ponte que liga ao território argentino. O projeto do pavimento tem 225 quilômetros de extensão e o financiamento será de responsabilidade da Fonplata, além de uma contrapartida local.

O asfaltamento da Picada 500 faz parte do Corredor Bioceânico, que começa na cidade de Carmelo Peralta, no Alto Paraguai. Neste momento, as obras para a construção da ponte que comunica com Porto Murtinho, no Brasil, estão em plena execução.

O ministro das Obras Públicas, Arnoldo Wiens, confirmou que o concurso visa a fiscalização das obras nos quatro lotes que compõem o asfaltamento da Picada 500.

Paraguai, a um passo do Pacífico

Ele afirmou que a licitação para as obras de pavimentação está prevista para ser realizada em algumas semanas. “O processo licitatório começa formalmente com a convocação para fiscalização das obras. Concluídas as obras, nosso país será a melhor alternativa para unir os oceanos Atlântico e Pacífico, com todo o impacto econômico positivo que isso implica para o Paraguai”.

No marco dos projetos rodoviários que estão sendo implementados em nosso país, a Alfândega Boliviana está em fase final de construção de seu novo prédio em Infante Rivarola.

No caso de Pozo Hondo, a alfândega argentina instalou há alguns anos um centro de fronteira destinado a suportar um alto tráfego de mercadorias.

A confirmação de que o Paraguai começará a pavimentar a Picada 500 também servirá de impulso para a pavimentação de Misión La Paz, na fronteira com Pozo Hondo, até a cidade de Tartagal.

A rota Bioceânica, sem dúvida, servirá de impulso para que nosso país conquiste os mercados andinos e do nordeste argentino.

Vale lembrar que o principal mercado de exportação dos produtos paraguaios é a Bolívia. A conclusão dos projetos rodoviários ao redor da Rota Bioceânica permitirá o acesso aos países andinos, especialmente ao norte do Chile, Peru e Equador.

As oportunidades que se abrirão para o Paraguai permitirão o desenvolvimento de um maior número de empresas capazes de exportar e, assim, reduzir a atual dependência dos portos do Rio da Prata.

ABC Color

One Comment on “Paraguai inicia processo de pavimentação da Picada 500, como parte do Corredor Bioceânico”

  1. Passei na Picada. 500, ainda no barro. Um retao. Com essa obra, que vai ficar um tapete, finalmente vou conhecer Porto Murtinho, que ouço falar na família, desde o início dos anos 80. Viajar de carro é bom, porque se conhece o caminho…

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