Ciclistas de Loma Plata, departamento de Boquerón, participaram de uma “pedalada” pela Rota Bioceânica que liga aquela cidade a Carmelo Peralta, no Alto Paraguai.
A atividade, que contou com a participação de 15 ciclistas, é para celebrar a construção deste percurso estratégico. O grupo é formado por pessoas de diferentes profissões e atividades; o mais novo tem 33 anos e o mais velho 65 anos.
A meta era chegar às margens do rio Paraguai no domingo, onde ficará a ponte Bioceânica, em Carmelo Peralta, completando assim um percurso de aproximadamente 290 quilômetros.
A largada foi realizada na quinta-feira (7). Esta nova rota – inaugurada em fevereiro passado pelo Governo Nacional – é o primeiro trecho de um corredor internacional que modificará a logística regional, reduzindo os custos de frete e o tempo de deslocamento de cargas e pessoas entre as costas dos oceanos Pacífico e Atlântico.
A estrada construída tem 275,73 quilômetros de extensão e representa um grande salto para toda a região do Chaco, especialmente para o departamento de Alto Paraguai. Um aspecto a destacar é que o projeto, buscando minimizar o impacto gerado pela construção da rota sobre a fauna, incorporou 15 travessias de animais.
Adaptado do site do MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações, do Paraguai)