A abertura da estrada de acesso à zona de construção da ponte Bioceânica foi concluída com sucesso. A chegada das estacas está prevista para o próximo mês e serão instaladas as usinas de concreto armado, de acordo com o MOC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações).
Ainda conforme o governo paraguaio, a montagem do acampamento deverá ser concluída em 15 dias, caso não haja imprevistos. Tudo isso corresponde à etapa anterior à construção da nova passagem fronteiriça entre as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Puerto Murtinho (BR).
A passarela internacional será a terceira ligação física entre Paraguai e Brasil, depois da Ponte da Amizade e da Ponte da Integração, sendo que esta última está em construção, com um avanço superior a 81%.
A estimativa é de que a execução do projeto da Ponte Bioceânica gerará cerca de mil empregos em suas diferentes etapas. Para tanto, o SNPP (Serviço Nacional de Promoção Profissional) está desenvolvendo cursos como: manuseio de máquinas pesadas, montagem de estruturas de concreto, operador de construção de fundações especiais, capataz, segurança e saúde ocupacional.
A ponte é considerada a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico. O primeiro trecho dessa rota rodoviária, de 277 quilômetros, já foi concluído, ligando os municípios de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Loma Plata (Boquerón).
Já a lei que permitirár a pavimentação asfáltica da via PY15, trecho Mariscal Estigarribia – Pozo Hondo e Acesso a Mariscal Estigarribia, no departamento de Boquerón, foi aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pelo Executivo. Ela corresponde à terceira fase do Corredor Rodoviário Bioceânico.
A ponte terá uma extensão total de aproximadamente 1.300 metros divididos em três trechos: dois viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai e o estaiado de 630 metros que ficará no meio do leito do rio.