As obras do Lote 3 da Rota PY15, conhecido como Rota Bioceânica, estão ganhando força, já que o canteiro de obras, que acomodará mais de 300 trabalhadores, está em fase final e servirá de base para o desenvolvimento do projeto.

As atividades realizadas nesta fase inicial incluem limpeza, limpeza de faixas de terra, realocação de bueiros e substituição de cercas de arame farpado. Essas atividades foram coordenadas com os moradores para manter um bom relacionamento com as comunidades vizinhas.
O gerente de construção, Eng. David Morales, explicou que o processo de construção começa com o desmonte da via existente e a remoção de uma camada de 20 centímetros de matéria orgânica.

O talude natural é então exposto e inspecionado em laboratório para verificar se atende às especificações técnicas. “Uma vez aprovada, a base é formada e um teste de estabilidade é realizado. Se tudo estiver em ordem, o aterro é carregado”, indicou.
Acampamento em fase final
O acampamento central, localizado no cruzamento Don Silvio, está 95% concluído e estará pronto para acomodar mais de 300 trabalhadores que se juntarão gradualmente às frentes de trabalho. Mais de 15.000 toneladas de pedra (paralelepípedo) estão armazenadas no mesmo local, destinadas ao pacote estrutural do pavimento e da base.

O Lote 3, entre os quilômetros 215 e 270, está sendo desenvolvido pela CDD Construcciones SA, com um prazo contratual de 126 meses: seis meses de projeto, 24 meses de construção e 96 meses de manutenção. Desde abril de 2024, aproximadamente 20 quilômetros do trecho foram trabalhados.
O projeto completo abrange aproximadamente 224 quilômetros, distribuídos em quatro lotes. O Lote 1, com 53,8 km de extensão, está sendo desenvolvido pelo Consórcio Pacífico; o Lote 2, com aproximadamente 59 km de extensão, está sendo construído pelo Consórcio Chaco Norte; o Lote 3, com 55 km de extensão, está sendo desenvolvido pela CDD Construcciones SA; e o Lote 4, com aproximadamente 52 km de extensão, está sendo desenvolvido pelo Consórcio TCR. Além da pavimentação do corredor principal, o projeto inclui vias de acesso, vias coletoras e cruzamentos urbanos em Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo.

As obras são financiadas pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e representam uma aposta estratégica para melhorar a conectividade rodoviária e logística do país.
Fonte: Mopc-PY divulgação