O Governo do Paraguai entregou nesta sexta-feira (25) o primeiro trecho do Corredor Bioceânico, com 275,73 quilômetros. A ligação rodoviária transformou o Chaco paraguaio e representa um grande avanço no projeto de integração e ligação com os maiores portos de Pacífico e Atlântico.
Resultado do trabalho de 536 máquinas (271 máquinas pesadas, 227 leves e 38 industriais) e de 2.696 operários, o trecho rodoviário inaugurado vai de Loma Plata, departamento de Boquerón, até a cidade de Carmelo Peralta, no Alto Paraguai. A construção teve início em 11 de fevereiro de 2019 e foi concluída dois meses antes da data prevista.
Quando o próximo trecho do corredor para o lado argentino estiver concluído, assim como a Ponte Bioceânica, será formada uma conexão entre os portos dos oceanos Pacífico e Atlântico. Para Mato Grosso do Sul, o corredor logístico significará uma redução entre 25% e 30% em seus custos ao movimentar sua produção.
Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja, trata-se de uma obra emblemática que vai impactar fortemente a economia. “O novo trecho entre Loma Plata e Carmelo Peralta demonstra a competência e o compromisso assumido entre os governos do Paraguai, com Brasil, Argentina e Chile. Essa nova infraestrutura é um marco que vai permitir a atração de novos investimentos em tecnologia, agricultura, negócios e logísticas”, disse o governador sul-mato-grossense. Ele foi representado na cerimônia, no Paraguai, pelo prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.
Já o secretário de Jaime Verruck (de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que agora falta muito pouco para concretizar o traçado, que terá como obra mais emblemática a ponte entre Carmelo e Porto Murtinho. “O Governo de Mato Grosso do Sul compartilha desse entusiasmo desde 2016, quando o Governo criou políticas de incentivo para a Rota Bioceânica. Criamos a Lei de Incentivo para Importação e Exportação pela nossa hidrovia do Rio Paraguai. Investimos R$ 25 milhões nos acessos aos terminais portuários de Porto Murtinho e garantimos mais de R$ 100 milhões em recursos federais através de parceria com nossa bancada federal para revitalização da BR-267, que dá acesso à Rota Bioceânica”, finalizou o secretário de Mato Grosso do Sul.
Rota Bioceânica
4 Comments on “Paraguai inaugura primeiro trecho do Corredor Bioceânico com 275 quilômetros”