Lote 1 do terceiro trecho da Rota Bioceânica reforça drenagem de inundações em Mariscal Estigarribia

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Como parte das obras complementares do Lote 1 do Corredor Rodoviário Bioceânico, o Consórcio Pacífico e a Prefeitura de Mariscal Estigarribia trabalharam juntos para alargar e aprofundar um canal de drenagem fundamental para mitigar o impacto das chuvas na área urbana.

Foto: Mopc-PY divulgação

As intervenções consistiram na remoção de sedimentos, detritos e vegetação acumulada, com o objetivo de restaurar a capacidade hidráulica do canal e facilitar o escoamento das águas.

Esses esforços não apenas ajudam a prevenir inundações em ruas e casas, mas também protegem a infraestrutura urbana e previnem doenças associadas à água parada.

Foto: Mopc-PY divulgação

Embora o distrito esteja em estado de emergência desde março devido às chuvas persistentes e ao transbordamento de cursos d’água, o trabalho realizado fortaleceu o sistema de drenagem.

Isso foi crucial diante de um dos eventos mais severos das últimas semanas, que deixou cerca de 600 famílias isoladas após mais de oito horas de chuva ininterrupta.

Foto: Mopc-PY divulgação

O Consórcio Pacífico é formado pela EDB Construcciones e Enrique Díaz Benza Cano, com um investimento de G. 485.505 milhões.

Esta frente forma o terceiro trecho da Rota Bioceânica, que se estende de Mariscal Estigarribia até Pozo Hondo, com uma extensão aproximada de 224 quilômetros divididos em quatro trechos.

Foto: Mopc-PY divulgação

Mais sobre o trabalho

Além do Lote 1, outros três lotes compõem este corredor. O Lote 2 está a cargo do Consórcio Chaco del Norte, formado pelas empresas LT SA, Constructora Heisecke SA e Benito Roggio e Hijos SA. O lote 3 está sendo executado pela CDD Construcciones SA. Por fim, o Lote 4 até Pozo Hondo está nas mãos do Consórcio TCR, composto pela Topografia e Engenharia Viária SA, Constructora Isacio Vallejos SA e Rovella Carranza SA Filial Paraguaia.

O projeto inclui não apenas a pavimentação do corredor principal, mas também melhorias rodoviárias nas áreas urbanas de Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, incluindo vias de acesso, travessias urbanas e vias coletoras, todas financiadas pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

 

Fonte: Mopc-PY

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