Retomada da licitação da ponte sobre o Rio Paraguai tranquiliza investidores, diz secretário

Compartilhe

A licitação da ponte sobre o Rio Paraguai será retomada em 1º de julho deste ano, conforme garantiu o diretor-presidente da Itaipu Binacional paraguaia, Manuel Maria Cáceres Cardozo. Ele visitou, nesta segunda-feira (17), o local no qual será construída a ponte internacional que irá ligar os municípios de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, acesso vital para a consolidação da Rota Bioceânica.

A visita foi acompanhada pelo governador Reinaldo Azambuja, pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) pelos prefeitos dos municípios região sudoeste do Estado (Bela Vista, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Caracol e Porto Murtinho) e demais autoridades da administração estadual, Governo Federal, Assembleia Legislativa e do Paraguai.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “havia uma preocupação dos investidores com a continuidade do processo licitatório da ponte, mas o presidente da Itaipu nos confirmou que foi uma suspensão foi momentânea e que em 1º julho será retomado o certame. A previsão é de o processo ser concluído entre agosto e setembro. A partir dessa data, teremos a empresa vencedora, que poderá começar as obras. Essa informação acaba com a insegurança que havia gerado entre os empreendedores que pretendem investir em Porto Murtinho”.

O titular da Semagro informou que irá na terça-feira (18) a Brasília com o governador Reinaldo Azambuja para dar continuidade às tratativas junto ao Ministério dos Transportes sobre o projeto do acesso da BR-267 à ponte. “Vamos reiterar ao ministro Tarcísio para que assegure recursos para a construção do acesso.Estamos com projeto executivo definitivo bem adiantado e deve ser concluído até o final de 2021 para que o Dnit inicie o processo licitatório das obras”, informou Jaime Verruck.

O diretor-presidente da Itaipu binacional, Manuel Maria Cáceres Cardozo, declarou que o governo paraguaio veio à fronteira para concretizar o acordo com o Brasil, que está construindo outra ponte sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR), e assim materializando o processo de edificação da travessia sobre o Rio Paraguai. “Estamos aqui para reafirmar o compromisso do Paraguai, a ponte abraça os dois países e seremos o centro da integração”, disse.

Cáceres destacou que a retomada do projeto da ponte e o avanço da obra de pavimentação asfáltica da rodovia que corta o chaco Paraguai até a fronteira com a Argentina – um dos troncos da Rota Bioceânica – são indicativos claros do compromisso do Paraguai com a integração latina e, sobretudo, com o Brasil e Mato Grosso do Sul. Ele anunciou, no ato em pleno Rio Paraguai, que a obra da ponte deverá ter início em princípios de 2022.

Presente ao evento, o engenheiro responsável pela obra, Panfilo Benites, informou que o projeto executivo já foi concluído. A ponte terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio uma altura de 22 metro. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres. Concluído o processo licitatório, até o fim do ano, a obra será iniciada na sequência, com duração de 33 meses, ao custo de US$ 82 milhões.

“A estrutura da ponte foi planejada para garantir navegabilidade na hidrovia e consolidação da região de Porto Murtinho como um importante modal logístico, interligando nosso Estado com a Rota Bioceânica e com os portos da Argentina”, finalizou o secretário Jaime Verruck.

 

Fonte: semagro.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *