Primeiros suportes são montados e carros avançados são preparados na Ponte Bioceânica

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Como parte das obras da Ponte Bioceânica, que ligará as cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho (Brasil) sobre o Rio Paraguai, foram iniciadas as obras de colocação dos primeiros tirantes que darão suporte à pista da futura ligação física e de montagem do carro avançado que permitirá a construção do tabuleiro.

Foto: Itaipu Binacional/divulgação

Os tensores são colocados através de macacos especiais, que garantem a tensão necessária e o alongamento necessário. O trabalho é totalmente financiado pela ITAIPU Binacional, Margen Derecha.

A Ponte Bioceânica é do tipo estaiada, portanto o trecho central será composto por um tabuleiro sustentado – em vários pontos de sua extensão – por cabos tensionados fixados em duas torres de 130 metros de altura (uma de cada lado do rio) e seus respectivos trechos de contenção, que receberão e transmitirão as cargas.

Foto: Itaipu Binacional/divulgação

O engenheiro Johnny Gamboa, do consórcio PYBRA, empresa responsável pela construção da ponte, explicou que os materiais para os estais começaram a ser coletados na área de construção em setembro do ano passado e que 90% desses componentes já estão no local.

“Temos cabos ou cintas revestidas com PAD (Polietileno de Alta Densidade) com cera de petróleo e galvanizadas, que apresentam baixa relaxação. Essas cápsulas são tubos que protegem os aparelhos da corrosão, da chuva e do vento”, explicou.

“Há também tubos antivandalismo que vão na pedra angular e tubos de fôrma que vão no pilar. Além das âncoras, que são peças mecânicas onde os suportes são ancorados com cunhas”, acrescentou.

Foto: Itaipu Binacional

Entre outros pontos, Gamboa mencionou que as obras estão atualmente focadas nos viadutos de acesso, que estão quase concluídos, e na construção do tabuleiro da ponte, com a concretagem dos trechos iniciais. Vale ressaltar que a obra já está mais de 65% concluída.

A Ponte Bioceânica terá 632 metros de comprimento, com torres principais de 130 metros de altura e um vão central (espaço entre as duas torres por onde passa o canal de navegação do rio) de 350 metros de largura e mais de 29 metros de altura para livre navegação.

 

Fonte: Itaipu Binacional

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