Colheita recorde tem qualidade recorde dos principais corredores do agro e investimento do Ministério dos Transportes em 2025 vai alcançar R$ 4,5 bilhões.
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A maior colheita de grãos da história do Brasil será escoada por rodovias que nunca foram tão boas como agora.
Os corredores do agro receberam do Ministério dos Transportes investimento maciço em 2024: foram R$3,6 bilhões em melhorias nas rotas por onde passaram cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho.
“O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais”, afirmou o ministro Renan Filho, durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, nesta quarta-feira (5). Os ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participaram do evento.
Neste ano novos recordes serão batidos: a estimativa é de que a produção cresça 8,3%, alcançando um total de 322,47 milhões de toneladas de grãos.
Para garantir um escoamento eficiente e seguro dessa safra, o MT investe pesado: neste ano R$4,5 bilhões devem ser aplicados para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. Para se ter uma ideia, em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de apenas R$1,98 bilhões.
Integradas ao Novo PAC, as principais obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estarão concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro.
“O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro dos Transportes.
Corredores logísticos
As rodovias que compõem o chamado Arco Norte receberão um reforço nos investimentos, que saltarão de R$2 bilhões para R$2,6 bilhões. Esses recursos serão destinados à melhoria da malha rodoviária e à conclusão de obras estruturantes.
“No governo anterior, apenas 52% das rodovias do Arco Norte eram consideradas boas, mas desde 2023, com investimento do Governo Federal, esse cenário vem mudando: agora são 83% em boas condições e apenas 3% em estado crítico. Isso reflete o avanço na qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira”, detalhou Renan Filho.
Em 2024 obras importantes foram concluídas no Arco Norte, como a pavimentação da BR-226/MA (Baú – Timon) e da BR-235/BA (Remanso – Campo Alegre de Lourdes).
Para este ano outras entregas estão previstas, como, por exemplo:
•Início das operações da Transnordestina (Bela Vista/PI – Iguatu/CE)
•Travessia Urbana de Jaru, na BR-364/RO
•Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA
•Pavimentação Cocos – Div. BA/MG na BR-135/BA
•Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA
Obras importantes para otimizar cada vez mais o transporte da produção agrícola brasileira.
“Esse ano a Transnordestina vai começar a movimentar carga. No governo anterior foram 4 anos com obras paradas, mas em 2025 vai começar a transportar principalmente milho, entre o Piauí e o Ceará”, comemorou o ministro dos Transportes.
Corredor Sul/ Sudeste
Para o Corredor Sul/Sudeste, será destinado R$1,9 bilhão para a melhoria do sistema viário. Entre as principais entregas, destacam-se:
•Implantação de 9 Viadutos/Interseções na Rumo Malha Paulista e MRS
•Acesso ao Porto de Capuaba na BR-447/ES
•Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT
•Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC
•Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS
“O investimento nesses dois eixos permitirá avanços essenciais para a infraestrutura do Brasil. Vamos concluir obras, ampliar a fiscalização da pesagem e realizar nove leilões em corredores rodoviários estratégicos para o escoamento da safra”, destacou Renan Filho.
Leilões
Para fortalecer a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes planeja realizar em 2025 9 leilões em corredores rodoviários estratégicos, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias e um investimento estimado em R$91,4 bilhões. Além disso, está prevista a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia, com investimentos de R$99,7 bilhões, ampliando a competitividade do transporte de cargas no país.
“O Brasil realizou pouquíssimos leilões ferroviários nos últimos 40 anos e, neste ano, enfrentaremos o desafio de realizar um leilão de ferrovias e aumentaremos a participação do modal ferroviário no país. O Brasil está crescendo e estamos prontos”, concluiu Renan Filho.
Fonte: Agência Gov | Ministério dos Transportes