A construção da ponte internacional que liga as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) avança a todo vapor.

Esta infraestrutura estratégica, parte fundamental da Rota Bioceânica de Capricórnio, visa fortalecer o comércio, otimizar a logística e promover maior integração regional.
No setor paraguaio, o aterro de acesso foi concluído com sucesso utilizando a técnica de reaterro, que consiste em aterrar o solo com material bombeado do leito do rio, criando assim uma base sólida para a futura estrada.

A construção do pacote estrutural da estrada, que inclui as camadas que comporão o pavimento, começará nesta plataforma.
Além disso, os viadutos de acesso em ambas as extremidades já foram concluídos. Atualmente, o trabalho está focado na instalação dos cordões de segurança e do sistema de ancoragem para futuras barreiras suicidas.

Em relação aos pilares principais — estruturas verticais que darão suporte ao tabuleiro central por onde trafegarão veículos e pedestres — estão sendo realizadas obras fundamentais.
Na estaca nº 13, do lado paraguaio, foi colocada a primeira pedra fundamental, peça inicial a partir da qual começará a ser construída a superfície de tráfego. Os primeiros suportes que darão suporte estrutural também foram instalados.

O trabalho também está progredindo nos mastros, colunas que se elevam acima das estacas para ancorar os estais. Do lado brasileiro, no píer nº 14, continuam as obras de concretagem e protensão dos quadros de escalada, trechos sucessivos que compõem o mastro.

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) reafirma seu compromisso com o andamento constante deste megaprojeto, financiado pela Itaipu Binacional, que conectará o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Chaco Paraguaio. Uma vez concluída, essa infraestrutura será um meio fundamental para impulsionar o comércio internacional e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para o Paraguai e toda a região.
Fonte: MOPC-PY