A segurança do trabalho é prioridade nos canteiros de obras, garantindo a proteção dos trabalhadores contra acidentes e outros riscos inerentes às tarefas diárias.

Neste contexto, o Consórcio Chaco Norte, responsável pela execução do Lote 2 do Corredor Bioceânico, realiza treinamentos periódicos com os trabalhadores sobre o uso correto dos extintores de incêndio. O treinamento abrange a operação correta desses dispositivos, além de fornecer conhecimentos básicos sobre os diferentes tipos de incêndio e o extintor mais eficaz para cada um.

Adicionalmente, como parte das medidas preventivas, foi realizado um simulado de emergência com base nos procedimentos estabelecidos no Plano de Emergência, com o objetivo de garantir uma resposta coordenada em caso de incidentes que coloquem em risco a segurança dos trabalhadores e a integridade do projeto.

O exercício incluiu cenários de emergência, como incêndios, inundações e situações de saúde dos trabalhadores, permitindo testar os protocolos de treinamento para resposta a esses eventos. Dessa forma, foi avaliada a preparação para emergências e fortalecidas as habilidades da equipe para aprimorar os sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.

Detalhes do lote e do projeto
O Lote 2 está sendo construído pelo Consórcio Chaco Norte, composto pela LT SA, Constructora Heisecke SA e Benito Roggio e Hijos SA, sob a responsabilidade do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
O investimento do projeto é de G. 589.273.467.223, financiado pelo Banco de Desenvolvimento FONPLATA.
Este segmento faz parte do terceiro trecho da Rota Bioceânica, que está dividido em quatro lotes e inclui a pavimentação de 224 quilômetros entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, no departamento de Boquerón.
Fonte: Mopc-PY