Diretor-geral da Itaipu Binacional falou em entrevista ao programa A Voz do Brasil sobre o impacto da produção da usina na vida dos brasileiros.

“Hoje a Itaipu entrou no Guinness Book. É a usina que mais produziu energia no mundo. O que a Itaipu já produziu de energia é capaz de iluminar todo o planeta por 43 dias”, destacou o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (24/4).
O diretor apontou ainda que o Brasil é um grande produtor de energia limpa e barata. E, para Enio Verri, quem garante energia firme na economia brasileira é a hidrelétrica.
“Chega cinco horas da tarde, que fica escuro e o vento para, quem garante energia elétrica na sua casa, quando você liga a televisão ou liga a luz à noite, é a Itaipu. Hoje, a Itaipu é considerada a grande bateria do país, inclusive influenciando em toda a América Latina”, explicou.
Situada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a Itaipu Binacional é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, produzindo quase 3 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, tornando-se a líder mundial em geração de energia limpa e renovável.

Cerca de 10% de toda a energia que é produzida no Brasil é de Itaipu. Com mais de 50 anos de sua fundação, a usina abastece principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de uma parte do território paraguaio.
“A ideia é que a cada dia a Itaipu esteja mais presente na casa da população. Em número de pessoas, que isso é fundamental. Nós estamos falando de mais de 20 milhões de pessoas recebendo energia barata. E principalmente com a garantia que o olhar para o futuro, ele terá mais energia e cada dia com preço menor”, afirmou.
Fonte: Agência Gov|Itaipu Binacional