AEB abre novas turmas para cursos voltados às ciências espaciais

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Inscrições e aulas começaram nesta segunda (10). Os estudantes têm até o dia 30 de abril para realizar as inscrições. Após iniciar o curso, o estudante terá dois meses para completar e gerar o certificado.

Imagem de Divulgação AEB

Nesta segunda (10), a Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, abriu novas turmas para 18 cursos, entre eles o de nanossatélites, foguetes, geopolítica aeroespacial, cientista cidadão e professor GLOBE.

As aulas são online e assíncronas realizadas por meio da Plataforma AEB Escola Virtual. Saiba mais sobre as capacitações:

Cursos do Segmento GLOBE:

Professor GLOBE Observer:  é um curso introdutório ao programa GLOBE, um programa internacional de ciência cidadã e educação ambiental que promove coletas de dados ambientais e estudos científicos. Ele explora a metodologia científica e o desenvolvimento de pesquisas em sala de aula por meio do aplicativo GLOBE Observer. O aplicativo oferece quatro protocolos de coleta de dados: Nuvens, Cobertura do Solo, Árvores e Mapeador de Habitat de Mosquitos. Além disso, apresenta sugestões de atividades e a correlação com as habilidades e competências da BNCC, facilitando a implementação de projetos de pesquisa no ambiente escolar. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), Ensino Técnico e Ensino Superior.

Cientista GLOBE:  curso voltado para todos que desejam se tornar um cientista cidadão e contribuir para o estudo do meio ambiente. O curso apresenta o aplicativo GLOBE Observer e como coletar dados ambientais seguindo os protocolos de Nuvens, Cobertura do Solo, Árvores e Mapeador de Habitat de Mosquito. Os dados coletados pelo aplicativo são compartilhados com cientistas e cidadão cientista de todo mundo por meio da plataforma de visualização de dados do Programa GLOBE. Público-alvo: estudantes e demais entusiastas do tema.

Segmento Ciências Humanas e Sociais:

Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial: o curso oferece uma visão geral dos componentes da Geopolítica Aeroespacial e destaca a importância do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Além disso, busca entender a influência da Geopolítica Aeroespacial no aprimoramento de habilidades para o setor espacial e na divulgação da ciência. Público-alvo: estudantes do Ensino Superior e profissionais da área espacial.

Curso Básico de Direito Espacial: o curso fornece aos alunos uma base em Direito Espacial, uma área complexa que abrange direito internacional, administrativo, ambiental, tecnologia espacial e relações internacionais. Público-alvo: estudantes do Ensino Superior e profissionais da área espacial.

Minicurso – Aprendizagem com Base em Projetos, Jogos, Gamificação, Casos de Ensino e Desafios em Grupos Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais: o minicurso busca treinar estudantes e professores em estratégias de ensino, com ênfase em metodologias ativas, para serem aplicadas no ensino de ciências e tecnologias espaciais. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas.

Minicurso – Storytelling e Sala de Aula Invertida Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais: o curso sobre storytelling ensinará uma metodologia ativa que aumenta a motivação e o engajamento dos participantes por meio da interação. Por outro lado, a sala de aula invertida permite ao professor reverter a sequência entre a apresentação de conteúdo e a lição de casa, promovendo maior interação e atuação como mediador. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas.

Gestão de Projetos Aeroespaciais: este curso aborda a gestão das diferentes dimensões de um projeto, desenvolvendo nas estudantes uma visão sistêmica e integral para que elas consigam estruturar seus projetos, gerir e controlar sua execução e documentar seu encerramento. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Segmento Ciências Exatas e da Terra:

Minicurso – Células Solares e Circuito Elétrico: neste minicurso, os alunos estudarão os fundamentos das células solares e a composição dos painéis solares, bem como os princípios dos circuitos elétricos e a identificação de seus componentes. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Minicurso – Fibra Óptica e Geoplano: neste minicurso, os alunos aprenderão sobre os princípios fundamentais da propagação da luz e obterão uma compreensão aprimorada das propriedades da geometria e das figuras geométricas. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Minicurso – Arduino: neste minicurso, os alunos terão acesso a elementos que viabilizam a construção de um espectrômetro básico para medir diferentes comprimentos de onda da luz, uma forma de radiação eletromagnética. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Curso de Programação: este curso compartilha conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de softwares, utilizando a linguagem de programação C++ e abordando conceitos fundamentais de pensamento computacional, algoritmos, raciocínio lógico e construção de códigos. O curso proporciona aos participantes uma compreensão sólida sobre como resolver problemas computacionais de forma estruturada e eficiente, além de promover habilidades que favoreçam decisões objetivas e soluções bem elaboradas. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Segmento Ciências Aeroespaciais:

Introdução à Maturidade Tecnológica e suas Métricas: o curso ensina a avaliar a maturidade de tecnologias em sistemas, introduz classificações tecnológicas e a decomposição analítica de produtos, utiliza o software IMATEC da AEB para avaliação, e aborda a análise de riscos em projetos tecnológicos. Público-alvo: estudantes da graduação e pós-graduação e profissionais da área espacial.

Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática: este curso promove a divulgação das ciências e aplicações espaciais nas escolas de Educação Básica em todo o Brasil. O conteúdo abrange uma introdução aos foguetes, um panorama histórico sobre sua evolução e a corrida espacial. Ademais, fornecerá informações sobre o funcionamento dos foguetes, os centros de lançamento e os foguetes brasileiros, além de como criar seu próprio foguete. Público-alvo: estudantes e professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio.

Introdução aos Nanossatélites: o objetivo é estimular o interesse e manter o debate sobre os temas abordados por meio do compartilhamento de conteúdo, videoaulas com especialistas e atividades, promovendo a disseminação nacional do conhecimento sobre satélites e tecnologias espaciais. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), estudantes do Ensino Médio/Técnico e entusiastas do tema.

Minicurso – Introdução à Física de Foguetes Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais – Espaço, movimentos, gravidade e peso: este curso aborda temas relacionados à aeronáutica e ao espaço, como o funcionamento das aeronaves, motores e propulsão, ciência e tecnologia aeroespacial, princípios dos foguetes, grandezas vetoriais, movimentos dos corpos, lançamento e retorno, inércia, força e massa, leis de Newton e inserção. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Minicurso – Introdução à Física de Foguetes Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais – Conceitos Iniciais: este curso apresenta os fundamentos da tecnologia espacial e a evolução histórica do programa espacial no Brasil, desde seu início até sua consolidação. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.

Introdução à Propulsão Espacial I: o curso de introdução à propulsão – módulo 1 tem o objetivo de introduzir conceitos relacionados a tecnologias de propulsão aplicadas ao ambiente espacial; propiciar ao aluno os principais conceitos envolvidos na apreciação de tecnologias de propulsão espacial presentes; e atualizar o aluno quanto ao estado da arte de sistemas avançados (eletromagnéticos, nucleares, etc.), tanto de sistemas convencionais (com elevado índice de maturidade). Além disso, apresenta as tecnologias de lançadores, que será revisada desde seu histórico com o fim de apresentar os tipos de sistemas atualmente disponíveis. Público-alvo: estudantes do Ensino Superior da área espacial e afins.

Introdução à Astronáutica Análoga: o objetivo é que os participantes compreendam o trabalho dos astronautas em estações espaciais análogas e identifiquem oportunidades em outras carreiras do setor espacial. Público-alvo: professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), estudantes do Ensino Médio/Técnico e até entusiastas do tema.

Programa AEB Escola

Criado em 2004, o Programa AEB Escola visa a divulgação do Programa Espacial Brasileiro nas escolas de Educação Básica e nas instituições de Ensino Técnico e Superior. O programa visa estimular o interesse dos estudantes em ciência e tecnologia, como forma de incentivo vocacional àqueles que desejam se tornar os futuros pesquisadores e profissionais da área espacial no Brasil.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

 

Fonte: Agência Espacial Brasileira

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