Testes de carga são realizados nos carros de avanço da Ponte Bioceânica financiada pela ITAIPU

Compartilhe

Técnicos do consórcio responsável pelas obras da Ponte Bioceânica, que está sendo construída sobre o Rio Paraguai entre as cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho (Brasil), anunciaram esta semana os resultados do teste de carga dos futuros carros avançados que formarão o tabuleiro da nova conexão internacional.

Os testes, realizados na cidade brasileira de São Paulo, apresentaram resultados satisfatórios, por isso as estruturas já estão sendo montadas no lado brasileiro do projeto. Do lado paraguaio, aguarda-se a conclusão do trecho de partida antes do início de sua montagem, explicaram técnicos da Superintendência de Obras e Desenvolvimento da ITAIPU.

Eles explicaram que as especificações técnicas do projeto estabelecem um valor máximo admissível para a flecha (deformação) do carro de avanço. O fabricante da estrutura projetou e apresentou o cálculo estrutural da mesma, atendendo aos requisitos.

“Para garantir seu desempenho, foi realizado um ensaio simulando a carga de trabalho no local e medindo a deformação da estrutura. “Foi comprovado que atende às especificações técnicas”, disseram.

Caminhões avançados são estruturas metálicas móveis utilizadas na construção de pontes e outras obras. Sua função é dar suporte aos segmentos de concreto enquanto eles endurecem e são unidos ao segmento anterior.

A Ponte Bioceânica é totalmente financiada pela Margem Direita da ITAIPU. Terá 1.294 metros de extensão, divididos em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e o outro o trecho estaiado com 632 metros de extensão. Terá torres principais de 130 metros de altura, além de um vão central de 350 metros de largura e cerca de 29 metros de altura para permitir a livre navegação.

 

 

 

Fonte: Itaipu Binacional

 

2 Comments on “Testes de carga são realizados nos carros de avanço da Ponte Bioceânica financiada pela ITAIPU”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *