Senar/MS credencia enfermeiros e técnicos de enfermagem para levar atendimento ao campo, com remuneração de até R$ 8 mil

Compartilhe

Programa Saúde no Campo promove visitas mensais gratuitas em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul.

O Senar Mato Grosso do Sul está com edital aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas, nas áreas de técnicos de enfermagem e enfermeiros, para atuar no Programa Saúde no Campo. A iniciativa promove a saúde e a prevenção doenças entre produtores, trabalhadores rurais e seus familiares atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por meio de visitas domiciliares mensais gratuitas.

Os profissionais poderão atuar em duas frentes: como Técnico de Saúde Rural, no caso dos técnicos de enfermagem, ou como Supervisor Técnico de Saúde Rural, para aqueles com formação superior em enfermagem.

O coordenador do programa, Lucas Gottardi, destaca que o programa é uma novidade e que representa um avanço na promoção da saúde no meio rural.

“É um programa novo que o Senar Mato Grosso do Sul aderiu, juntamente com o Senar Central. É uma oportunidade de garantir atendimento em saúde aos produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica.”

Durante o atendimento, os credenciados desempenham um papel fundamental na conscientização sobre saúde no campo, promovendo educação preventiva e orientação sobre boas práticas. O programa também utiliza recursos tecnológicos, como o acesso à telessaúde, ampliando as possibilidades de acompanhamento dos produtores.

O trabalho começa com um mapeamento da saúde do produtor e de sua família, identificando necessidades específicas. A partir disso, são planejadas e executadas ações integrativas de saúde, incluindo encaminhamentos para atendimentos especializados, em parceria com Regionais, Sindicatos Rurais e instituições de saúde.

Quem pode participar?

O credenciamento é destinado a pessoas jurídicas, como empresas, cooperativas e empresários individuais, desde que estejam legalmente constituídos e contem com profissionais habilitados para a prestação dos serviços descritos no edital. A empresa credenciada deve possuir profissionais com no mínimo dois anos de experiência.

Gottardi reforça que profissionais de todo o estado podem se inscrever, mas alguns quesitos serão considerados para as primeiras vagas. “O credenciamento está aberto a todas as pessoas do estado, mas devido à questão de logística e deslocamento, vamos priorizar pessoas que estejam na região de Campo Grande, devido à distância até as propriedades que receberão essas visitas.”

É possível conferir outros requisitos e informações no edital em https://www.senarms.org.br/credenciamento, na aba “CREDENCIAMENTO SENAR-AR/MS nº 001/2025 – PROMOÇÃO SOCIAL (PROGRAMA SAÚDE NO CAMPO)”.

 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Pâmela Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *