Senar/MS alcança marca histórica de meio milhão de participantes em capacitação rural

Compartilhe

Cursos de FPR e PS qualificam profissionais e abrem novas oportunidades no agro.

Com 500 mil participantes nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), o Senar/MS alcança um marco significativo em sua missão de transformar vidas por meio da capacitação. Desde 1998, os dados demonstram que o setor agropecuário de Mato Grosso do Sul está em constante evolução, com a busca crescente por qualificação para melhorar as condições socioeconômicas e impulsionar o desenvolvimento regional que vem crescendo com o advento da tecnologia no campo.

Alexander Oliveira, de 46 anos, é um exemplo concreto de como o Senar/MS tem sido fundamental no aprimoramento profissional das pessoas do campo. Apaixonado por cavalos desde a infância, ele se dedicou à profissão e, ao longo dos anos, realizou cinco capacitações voltadas para equinocultura, que foram determinantes para seu sucesso. “Com o Senar, encontrei a base que precisava para trabalhar com cavalos e, hoje, consigo viver disso”, conta. Ao longo de sua trajetória, Alexander fez diversas outras capacitações, mas foi no Senar/MS que encontrou o impulso para se destacar como profissional e, mais recentemente, para despertar o desejo de compartilhar seu conhecimento com outros.

“Cada curso que fiz ampliou minha renda e abriu novas oportunidades. Hoje, além de atuar com rédeas, quero ser instrutor, porque acredito que conhecimento deve ser compartilhado, e quero ajudar outras pessoas, assim como fui ajudado”, afirma. Sua história é apenas uma entre muitas que exemplificam como o Senar/MS tem capacitado trabalhadores e produtores rurais, auxiliando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias de sucesso.

De acordo com o gerente educacional do Senar/MS, Lucas Garcia, a instituição tem se consolidado como referência na qualificação profissional do agro e segue em constante evolução. “Nos últimos dez anos, tivemos um crescimento de 128% na capacidade de operacionalizar ações educacionais. Esse avanço reflete a demanda crescente por capacitações no setor produtivo. Nosso objetivo é expandir ainda mais a oferta, com cursos atualizados e alinhados às necessidades do mercado”, afirma.

Os cursos mais procurados atualmente incluem Informática, Operação de Drones, Análise e Classificação de Grãos, Oratória e Segurança no Trabalho, além da crescente busca por capacitações voltadas a novas tecnologias e setores em expansão, como silvicultura, sucroenergia e citricultura.

O impacto das capacitações vai além da qualificação técnica. Eduardo Siravegna, instrutor de informática do Senar/MS, começou sua trajetória na instituição em 1995 e acompanhou de perto a evolução do ensino rural. “Naquela época, poucas pessoas conheciam o Senar/MS. Hoje, a instituição é referência e sabemos o quanto um curso pode transformar a vida de alguém. Já ministrei aulas em varandas de casas em assentamentos, improvisando com lonas para criar um ambiente adequado. A maior satisfação é ver o brilho nos olhos dos alunos ao aprenderem algo novo e aplicarem no dia a dia”, relata.

Uma das iniciativas que tem impulsionado a expansão das ações educacionais do Senar/MS é o Senar On. O programa, que já alcançou números expressivos, leva conectividade e educação para regiões rurais remotas, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos cursos da instituição. A instalação dos polos do Senar On tem gerado grande repercussão, despertando o interesse da população local e facilitando o acesso à plataforma de cursos EAD. Essa estratégia reforça o compromisso da instituição em promover capacitação de qualidade, unindo tecnologia e conhecimento para transformar a realidade no campo.

Da cidade para o campo

Nos últimos anos, a dinâmica do mercado de trabalho no agro tem se transformado, e Mato Grosso do Sul se destaca como um dos estados que mais oferecem oportunidades nesse setor. Se antes o êxodo rural era uma realidade, hoje o movimento tem se invertido: muitas pessoas estão retornando ao campo e outras, vindas de grandes centros urbanos, escolhem o estado para construir uma carreira no agro.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, reforça essa mudança. “A base da economia de MS é o agro, e o estado tem atraído muitos investimentos, com indústrias de celulose, frigoríficos e o setor sucroenergético. Hoje, estamos em condição de pleno emprego, com menos de 4% de desemprego, e há muitas oportunidades no campo. Além da boa remuneração e do crescimento profissional, há um fator cada vez mais valorizado: a qualidade de vida. O Senar/MS tem uma série de cursos para capacitar essas pessoas e prepará-las para esse novo cenário”.

Com um portfólio cada vez mais diversificado, o Senar/MS continua investindo em inovação. Para 2025, estão previstos 23 novos cursos de FPR e PS, nas modalidades presencial e EAD, além de sete Programas Especiais. Nosso compromisso é seguir ampliando o acesso à qualificação no campo. Agora, o desafio é transformar essas 500 mil participações em um milhão, acompanhando a evolução do setor agropecuário e incorporando novas metodologias alinhadas aos avanços tecnológicos”, conclui Lucas Galvan.

Para participar das capacitações, os interessados podem buscar o Sindicato Rural de sua região ou acessar a agenda de cursos no site do Senar/MS (senarms.org.br) e no aplicativo da instituição (disponível aqui).

 

Fonte: Senar MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *