O vereador Maicon Nogueira, usou a tribuna na última quinta-feira (20) para falar sobre seu projeto de lei, que institui a obrigatoriedade de realização do “Teste Escala M-CHAT”, na Capital, nas redes públicas e particulares.
De acordo com o texto, o Teste Escala M-CHAT, destina-se a auxiliar o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, entre 16 e 30 meses de idade, na Capital, sejam atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde, ou mesmo se tratando de paciente particular.
“Por ser uma ferramenta simples e de fácil aplicação, sua obrigatoriedade não representa ônus significativo para o sistema de saúde e oferece benefícios inestimáveis para o desenvolvimento infantil e o bem-estar da família”, explica o vereador.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
O parlamentar ainda explica que o diagnóstico e intervenção precoce podem reduzir significativamente os custos associados ao cuidado de longo prazo de indivíduos com TEA, incluindo serviços de saúde, educação especializada e suporte social. “Ela é muito conhecida e utilizada pelos profissionais da saúde, composta por 23 questões que devem ser respondidas pelos pais responsáveis”, afirma o parlamentar.
Em sua justificativa, Maicon Nogueira explica que o diagnóstico precoce é crucial para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos indivíduos com TEA, pois permite o início imediato de intervenções especializadas, que podem melhorar significativamente os resultados a longo prazo.
Para a operadora de caixa Kely Reis, mãe de uma criança autista cada passo dado é uma vitória. “Precisamos de vereadores que se importem realmente, pois as mães de autistas, sonham com a evolução do seu filho, com a possibilidade da cura, com um amanhã de conquistas e realizações e um tratamento diferenciado”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador|Elaine Rodrigues