Programa Despertando do Senar/MS já alfabetizou quase 400 produtores e trabalhadores rurais

Compartilhe

Além de alfabetização e letramento, aulas levam autoestima para a população rural.

Desde 2022, o programa Despertando, do Senar/MS, tem mudado a vida de produtores e trabalhadores rurais por meio da alfabetização. Com 35 turmas formadas e 389 participantes beneficiados, a iniciativa segue crescendo. Neste ano, até o mês de julho, oito novas turmas serão certificadas, ampliando ainda mais a qualidade de vida da comunidade rural de Mato Grosso do Sul.

“A formação proporciona aos participantes autonomia e verdadeira liberdade, permitindo que eles possam realmente ir e vir sem precisar de alguém para ler ou escrever por eles”, destaca a coordenadora do Despertando, Arilaine Pessoa.

Um dos propósitos do Senar/MS, é causar impacto e transformar a vida das pessoas de forma positiva, também por meio de programas educacionais que alcançam, inclusive, pessoas que residem em áreas de difícil acesso.

A produtora rural Irene Vasconcelos, de 60 anos, moradora da área rural de Corumbá, se formou no programa em dezembro de 2024. “Eu achava que não podia mais estudar por conta da idade. Eu só sabia assinar meu nome e com esse curso aprendi muito mais que isso. Aprendi sobre matemática e muitas coisas com incentivo dos professores. Eu só tenho a agradecer ao Senar por essa oportunidade”, disse.

Formatura da turma de Corumbá do programa Despertando, em dezembro de 2024.

Já o produtor Antônio Sodré, 61 anos, também de Corumbá, superou dificuldades com a escrita. “Sabia ler, mas escrever era um desafio. Com o curso, aprendi muito e tive uma experiência incrível com uma professora atenciosa. Esse programa do Senar é maravilhoso, com aulas muito proveitosas”, relata.

Como Participar?

O Despertando possui duas etapas: a primeira para adultos sem escolaridade formal, mas com noções de leitura e cálculo básico; a segunda para quem possui Ensino Fundamental incompleto. Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município e apresentar RG e CPF para inscrição.

Com esse projeto, o Senar/MS reafirma seu compromisso de levar educação e transformação social ao campo, promovendo inclusão e oportunidades para quem mais precisa.

 

Fonte: Sistema Famasul – Suelem Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *