Como parte das obras da Ponte Bioceânica, que ligará as cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho (Brasil) sobre o Rio Paraguai, foram iniciadas as obras de colocação dos primeiros tirantes que darão suporte à pista da futura ligação física e de montagem do carro avançado que permitirá a construção do tabuleiro.

Os tensores são colocados através de macacos especiais, que garantem a tensão necessária e o alongamento necessário. O trabalho é totalmente financiado pela ITAIPU Binacional, Margen Derecha.
A Ponte Bioceânica é do tipo estaiada, portanto o trecho central será composto por um tabuleiro sustentado – em vários pontos de sua extensão – por cabos tensionados fixados em duas torres de 130 metros de altura (uma de cada lado do rio) e seus respectivos trechos de contenção, que receberão e transmitirão as cargas.

O engenheiro Johnny Gamboa, do consórcio PYBRA, empresa responsável pela construção da ponte, explicou que os materiais para os estais começaram a ser coletados na área de construção em setembro do ano passado e que 90% desses componentes já estão no local.
“Temos cabos ou cintas revestidas com PAD (Polietileno de Alta Densidade) com cera de petróleo e galvanizadas, que apresentam baixa relaxação. Essas cápsulas são tubos que protegem os aparelhos da corrosão, da chuva e do vento”, explicou.
“Há também tubos antivandalismo que vão na pedra angular e tubos de fôrma que vão no pilar. Além das âncoras, que são peças mecânicas onde os suportes são ancorados com cunhas”, acrescentou.

Entre outros pontos, Gamboa mencionou que as obras estão atualmente focadas nos viadutos de acesso, que estão quase concluídos, e na construção do tabuleiro da ponte, com a concretagem dos trechos iniciais. Vale ressaltar que a obra já está mais de 65% concluída.
A Ponte Bioceânica terá 632 metros de comprimento, com torres principais de 130 metros de altura e um vão central (espaço entre as duas torres por onde passa o canal de navegação do rio) de 350 metros de largura e mais de 29 metros de altura para livre navegação.
Fonte: Itaipu Binacional
Eu gostaria de ver os vídeos do acompanhamento da obra .
Eu sempre acompanho mas agora não consigo ver mais.
Verdade poderiam mandar mais vídeos da obra
A engenharia brasileira não deixa a desejar . Pelo menos nisso o brasileiro se orgulha. Parabéns a esses profissionais. E toda a galera do apoio.
Nossa engenharia é ou era uma das mais modernas e avançadas do mundo. A farsa lava jato destruiu boa parte das empresas brasileiras, levando milhares ao desemprego, falências e sendo substituídas por firmas norte-americanas e europeias!
Acorda.
A lava jato só desenterou a podridão
Não acabou com nada.
Infelizmente a corrupção (podridão), que vc parece defender
Voltou com tudo.
Veja (sempre é bom ler ) como o Brasil está no ranking da corrupção.
Obra gigantesca, mas precisa ser mostrada com imagens/vídeos de drones. Como observação, a ponte que está sendo construída para travessia do braço do mar em Guaratuba (PR) tem imagens ao vivo através de 2 câmeras.
Parabéns! Isso sim uma boa notícia uma boa coisa a sed feita!
Normalmente deve ter um site de atualizações…!!!
Semelhante ao do metrô de São Paulo…!!!
Porém os meios políticos são os dominantes das informações básica e que mantém a governabilidade das classes mais favorecidas daí a razão de ser divulgados,….!!!
Se precisar de supervisor para os tirantes com experiência estou livre.
Uma grande obra 🏗️ para o desenvolvimento de Mato grosso do Sul, moro em jardim,maís vamos ser beneficiados por essa obra que dá acesso aos países fronteiriços!
Estamos acompanhando firmemente a construção da ponte e do asfalto nos trechos do Paraguai, além do término da outra ponte em Foz do Iguaçu/ Presidente Franco. Avante!
Grande orgulho de fazer Parte dessa Grande obra de Arte!
A meu ver a estrutura próxima ao leito do Rio está muito próxima está errado
HELTON MESSIAS
Sou contador e participei de projetos agropecuário e de turismo no Pantanal e Sul do
Pará. SUDAM, ITERPA E IDAGO.
Consultas 02111-994286718
Acorda.
A lava jato só desenterou a podridão
Não acabou com nada.
Infelizmente a corrupção (podridão), que vc parece defender
Voltou com tudo.
Veja (sempre é bom ler ) como o Brasil está no ranking da corrupção.