O ministro Javier Giménez e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinaram nesta quarta-feira um Memorando de Entendimento para estabelecer um grupo de trabalho para coordenar a exportação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil, passando pelo território paraguaio.
A assinatura ocorreu no âmbito do VI Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico, na cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, e contou também com a presença do vice-ministro do Comércio do MIC, Rodrigo Maluff, e de um representante do vice-ministro de Minas e Energia do MOPC.
A assinatura deste memorando reforça o compromisso do Paraguai e do Brasil com o desenvolvimento energético conjunto, tendo o gás natural como eixo fundamental para fortalecer a infraestrutura e a integração regional.
Vale ressaltar que a força-tarefa terá a missão de avaliar as possibilidades e condições necessárias para realizar as exportações de gás no menor tempo possível. Também poderá identificar outros depósitos ou reservas que contribuem para o fornecimento de gás natural ao Brasil.
Sobre este fato, o titular do Ministério da Indústria e Comércio, Javier Giménez, destacou a disposição de trabalhar em um grande projeto de integração energética, envolvendo vários países sul-americanos.
O alto funcionário do MIC também enfatizou a necessidade de integração dos países do Mediterrâneo, que ele disse ser vital para seu desenvolvimento.
Ele também enfatizou a necessidade de reduzir a burocracia que dificulta o comércio e a mobilidade, promovendo um ambiente onde pessoas e empresas possam interagir mais livremente.
Por fim, o Ministro Giménez expressou sua esperança de que esses tipos de reuniões entre autoridades, bem como o memorando de entendimento assinado, sejam passos cruciais para a integração energética, o desenvolvimento industrial e a criação de empregos decentes, o que acabará beneficiando a população.
Fonte: MIC-PY