O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) colocou a Rota Bioceânica como prioridade em seu primeiro encontro com o chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty, desde que assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).
“O projeto, que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico via Mato Grosso do Sul, busca reduzir custos e agilizar a exportação para a Ásia, impulsionando a economia e a integração regional”, destacou o parlamentar.
Para o presidente da CRE, seria importante a presença do chanceler em Mato Grosso do Sul e destacou o trabalho do Governo do Estado para divulgar as vantagens do corredor.
“Tivemos um seminário em Campo Grande sobre a Rota Bioceânica com governadores dos quatro países envolvidos, além da participação da chancelaria brasileira. Foi um evento de grande impacto, e acredito que o senhor precisa conhecer essa realidade de perto”, disse o senador Nelsinho, ao convidar Vieira para visitar a capital de MS.
O chanceler demonstrou interesse e confirmou que irá ao estado. Em resposta, o senador ressaltou a importância do apoio do Itamaraty ao projeto, lembrando que os ex-chanceleres Carlos França e Ernesto Araújo já estiveram em eventos sobre a Rota Bioceânica em MS.
Sabatina
O presidente da CRE também entregou a Vieira um levantamento com dez nomes para sabatina no Senado e uma lista de projetos de decreto legislativo em tramitação na comissão.
Outro ponto abordado foi a primeira sessão da CRE sob sua presidência, em 13 de março. Senador Nelsinho convidou ex-presidentes da comissão que não estão mais no Senado para um debate inédito sobre os desafios da política externa.
“Não será um evento apenas simbólico. Queremos ouvir quem já comandou a CRE e debater o papel do Congresso na política externa”, afirmou.
Vieira também detalhou a agenda internacional do Brasil, mencionando a reunião de ministros da Agricultura da África e a visita do presidente de Angola em junho. O chanceler reforçou a necessidade de aprovar o acordo de sede da COP 30 assim que ele chegar ao Congresso, garantindo a realização dos eventos preparatórios.
Ao longo da reunião, o chanceler elogiou a escolha do senador Nelsinho Trad para a liderança da CRE por mais de uma ocasião. “Fiquei muito contente com sua escolha. Estava na África do Sul quando soube e já liguei para cumprimentá-lo”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa do senador Nelsinho Trad