Capacitação em preservação do patrimônio arqueológico do Corredor Bioceânico

Compartilhe

Vestígios arqueológicos são testemunhas inestimáveis da nossa história e requerem proteção especial durante obras de infraestrutura. Neste contexto, o Consórcio Chaco Norte realizou uma sessão de treinamento sobre o Protocolo de Intervenção Arqueológica Preventiva para obras viárias, dirigido ao pessoal técnico e operacional do Lote 2, trecho 3 do Corredor Bioceânico.

O arqueólogo Enrique Bragayrac liderou a instrução sobre o gerenciamento de achados arqueológicos em áreas de construção, cumprindo as Especificações Técnicas Ambientais Gerais para Obras Viárias do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

O protocolo estabelece procedimentos para a descoberta de vestígios arqueológicos, ruínas pré-históricas, assentamentos indígenas, restos de primeiros colonizadores, cemitérios e relíquias, para garantir sua proteção e recuperação.

O Consórcio Chaco Norte, formado pela LT SA, Constructora Heisecke SA e Benito Roggio e Hijos SA, conta com um investimento de G. 589.273.467.223, financiado pelo Banco de Desenvolvimento (Fonplata).

Detalhes do projeto como um todo

O Trecho 3 do Corredor Bioceânico contempla a pavimentação de 224 quilômetros, distribuídos em quatro lotes. Destes, 220 quilômetros correspondem ao corredor principal e o restante às melhorias em Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. O projeto gera 1.000 empregos diretos e beneficia mais de 225.000 pessoas. Sua importância estratégica está na ligação dos portos brasileiros e chilenos por meio de um corredor de 8.000 quilômetros, sendo 600 quilômetros em território paraguaio.

Outros lotes

O Lote 1 é administrado pelo Consórcio Pacífico, composto por Enrique Díaz Benza Cano e Vial Agro SRL, com um investimento de G. 485.505.296.685. O lote 3 está sendo executado pela CDD Construcciones SA, com um valor de G. 464.527.263.350.

Por fim, o Lote 4 é administrado pelo Consórcio TCR, composto pela Engenharia de Topografia e Estradas SA, Constructora Isacio Vallejos SA e Rovella Carranza SA Filial do Paraguai, com um investimento de G. 669.514.081.080.

 

Fonte: Mopc-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *