Após uma breve pausa no final do ano, foram retomados os trabalhos de via do terceiro trecho da rota Bioceânica, concretamente no Lote 2, a cargo do Consórcio Chaqueño del Norte.
As principais atividades incluem a construção do aterro, a abertura e limpeza da faixa de domínio, bem como os trabalhos preliminares de drenagem. Numa primeira frente de obras, que abrange cerca de 7 quilómetros do traçado principal do percurso, entre os quilómetros 156 e 162, está a ser realizada a construção do aterro. Paralelamente, é realizada a limpeza da faixa de domínio ao longo de 10 quilômetros.
Tarefas semelhantes estão sendo realizadas numa segunda frente, que se estende por 6 quilômetros, entre os quilômetros 184 e 190. Nesta área também estão sendo realizados trabalhos de limpeza da faixa, que incluem limpeza, derrubada e eliminação da vegetação existente na as áreas de trabalho do projeto de infraestrutura rodoviária.
A limpeza inclui a retirada da folhagem aérea e a coleta de quaisquer resíduos, entulhos ou outros materiais não utilizados encontrados na área prescrita, independentemente de sua origem. Em geral, a derrubada de árvores é realizada apenas onde elas interferem nas obras, garantindo que a vegetação não seja retirada das áreas onde não serão realizadas obras.
Numa terceira frente, a abertura da faixa de domínio continua ao longo de 5 quilómetros, juntamente com a execução do aterro. Adicionalmente, estão sendo instaladas novas cercas, devido à abertura desta nova faixa de domínio, que tem largura de 100 metros.
No gabinete técnico, profissionais de laboratório estão a realizar os estudos preliminares necessários ao início das obras de drenagem, como a instalação de esgotos celulares. Por sua vez, os técnicos socioambientais estão coletando as informações necessárias para a autorização de novos empréstimos fundiários e orientando sobre os cuidados necessários para isso.
Sobre o projeto
O terceiro trecho do Corredor Bioceânico, promovido pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), consiste em uma rodovia de mais de 224 quilômetros do PY15, entre as cidades de Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, departamento de Boquerón. Desse total, 220 quilômetros correspondem à pavimentação do corredor principal, enquanto o restante é destinado a melhorias viárias, incluindo acessos, travessias urbanas e coletores.
A execução deste projeto, financiado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), está dividida em quatro lotes. O primeiro lote está a cargo do Consórcio Pacific, o Lote 2 está a cargo do Consórcio Chaqueño del Norte, o Lote 3 está a cargo da CDD Construcciones SA e o Lote 4 está a cargo do Consórcio TCR.
Este projeto representa uma rota estratégica que faz parte do Corredor Rodoviário Bioceânico que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Chaco Paraguaio.
Fonte: Mopc-PY