Anatel atualiza infraestrutura de dados para atender crescente demanda da sociedade

Compartilhe

Consumidores, setor regulado e sociedade civil passam a contar com um sistema de análise de dados mais atualizado, rápido e com maior proteção às informações restritas.

Servidores da Anatel ganharam atualização. Foto: divulgação

Os sistemas de análise de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tiveram, no início deste ano, a capacidade de processamento dobrada, com a expansão da infraestrutura de servidores. Além da parte física, novos softwares e a atualização dos já utilizados também contribuíram. Por exemplo, a capacidade de processamento do Portal de Painéis de Dados cresceu 33%, garantindo mais agilidade diante da tendência de um crescimento de solicitações por análises mais complexas.

Dessa forma, o setor digital e de telecomunicações, outros setores da economia, sociedade civil e consumidores interessados nas informações técnicas e regulatórias disponibilizadas pela Agência contam com uma infraestrutura mais robusta, que garante maior segurança digital e informações atualizadas.

As novas capacidades também impactam positivamente os trabalhos do órgão regulador relacionados à regulamentação, ao monitoramento de mercado, à defesa do consumidor e ao suporte às políticas públicas.

De acordo com Alexandre Freire, conselheiro da Anatel, “a atualização da infraestrutura de dados permite decisões mais bem informadas, ágeis e alinhadas aos desafios da transformação digital”.

Houve um aumento da capacidade de processamento do Qlik Sense, principal ferramenta de análise de dados da Anatel e suporte do Portal de Painéis, além da implementação do Qlik Replicate, uma solução que sincroniza dados entre as bases com maior frequência, por isso a redução no tempo de atualização das informações, que antes chegava a um dia.

O Qlik Replicate reforçou também a política de proteção de informações restritas do órgão regulador, por meio de mascaramento ou exclusão seletiva quando da replicação dos dados. “Essas mudanças tornam mais eficiente o trabalho das equipes e elevam a qualidade do acesso às informações, beneficiando processos internos e decisões que impactam diretamente os cidadãos, sempre com a devida segurança sobre informações restritas”, afirmou Freire.

A implementação dessas melhorias efetiva mais uma vez o compromisso da Anatel com a conectividade universal e significativa; inclusão social e digital; proteção aos direitos e garantias dos cidadãos; ampla infraestrutura de conectividade; e mercado competitivo, confiável e justo. Além de soluções inovadoras para transformação digital; atuação com integridade e transparência, e gestão com foco nas pessoas, inovação e nos resultados.

 

Fonte: ANATEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *