Ponte Bioceânica avança para uma nova fase de construção

Compartilhe

A ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, no Brasil, atingiu um avanço de 63,91% até novembro de 2024.

Neste momento, prepara-se para uma fase crucial: a construção dos segmentos, através de um sistema de sucessivos cantilevers com carros avançados.

Dentre as atividades em andamento na área estaiada da ponte, destaca-se a elevação do Pilar 14 do lado brasileiro, que completou 18 dos 27 metros necessários, bem como o pós-tensionamento horizontal que está sendo realizado fora. Além disso, o segmento inicial D1, que faz parte do tabuleiro do pilar 14, está em fase de ajuste final antes de ser concretado. Esta estrutura é constituída por laje de betão armado com armaduras, nervuras longitudinais, vigas transversais e sistemas de ancoragem dos esteios.

Também estão sendo recebidas as estruturas dos carros avançados, vindas de São Paulo, Brasil, que serão utilizadas para a construção das aduelas típicas. Trata-se de um equipamento especializado que permite a colocação precisa dos segmentos, que são as seções que compõem o tabuleiro da ponte. Graças ao seu sistema de cantilevers sucessivos, os carros avançados facilitam a extensão da passarela para o espaço vazio, permitindo trabalhos em altura seguros e eficientes.

Entre as obras já concluídas estão as estruturas de concreto armado dos viadutos de acesso dos dois lados da ponte, bem como a preparação da rampa de acesso do lado paraguaio, que conta com proteção de pedestres. A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026.

A ponte Bioceânica, financiada por Itaipú do lado paraguaio, representa um avanço significativo na infraestrutura regional. Esta nova passagem fronteiriça irá melhorar a logística e aumentar a competitividade económica em toda a região.

Considerado um elo fundamental no Corredor Rodoviário Bioceânico, conectará os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio, tornando-se o novo Canal do Panamá terrestre.

 

Fonte: Mopc-PY

12 Comments on “Ponte Bioceânica avança para uma nova fase de construção”

      1. Na verdade vamos agradecer a Deus e a presidente Dilma Rousseff pela ideia do projeto porque o tal mito “ladrão do ouro das arabias” não tinha nenhum interesse de acelerar essa obra uma vez q ela pra dinamizar e aumentar o comércio com as China q ele e os sem noção bolsominoon chamam de “comunistas” e como “inimigos” do “comunismo” eram na verdade despeitadow e absurdamente não queriam negocio com os comunistas da China, rsss! Agora Lula sim, acelera e faz todo o empenho em ampliar os negócios com a economia chinesa, maior mercado cnsumidor, comunista mais pujante, dinâmico e tecnológica da atualidade.

      2. Na verdade vamos agradecer a Deus e a presidente Dilma Rousseff pela ideia do projeto porque o tal mito “ladrão do ouro das arabias” não tinha nenhum interesse de acelerar essa obra uma vez q ela pra dinamizar e aumentar o comércio com as China q ele e os sem noção bolsominoon chamam de “comunistas” e como “inimigos” do “comunismo” eram na verdade despeitadow e absurdamente não queriam negocio com os comunistas da China, rsss! Agora Lula sim, acelera e faz todo o empenho em ampliar os negócios com a economia chinesa, maior mercado cnsumidor, comunista mais pujante, dinâmico e tecnológica da atualidade.

    1. Essa ponto é obra projetada e iniciada pelo Governo do Brasil na administração Jair Messias Bolsonaro, em razão de acordo polilateral, Brasil-Py, Argentina e Chile, tendo a Itaipu binacional como fonte de recursos. Sou do MS e conheço todo o projeto, execução e trajeto.

  1. MUITO BOM MAIS UM PONTO TURISTICO AS CIDADES VAO PROGREDIR MAIS PARABENS EU SOU MURTINHENSE MORO EM SÁOPAULO DESDE 1964 VOU VISITAR A CIDADE MAIS VESES E UMA GRANDE OBRA DE EMGENHARIA BOA SORTE A TODOS

  2. O que Lula está fazendo nesse país é demais, é obras em todas áreas do país só não vê quem não quer! Muitas pessoas só sabem criticar, mas antes de 2002 a energia elétrica não chegava em muitos lugares, arena que não deu certo em algum lugar, mas em outro deu e fora outras obras que deram retorno positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *