O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) participou do seminário Rota Bioceânica: impactos ambientais e repercussões jurídicas realizado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), por meio da EMAG (Escola de Magistrados) e transmitido de forma remota.

O evento reuniu magistrados, servidores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para debater os desafios e perspectivas relacionados à implementação da Rota Bioceânica.
Ao lado de Marisa Santos, desembargadora federal e diretora da EMAG, e outros representantes. O secretário Jaime Verruck foi debatedor no painel “Avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental de grandes projetos: perspectivas para a Rota Bioceânica”, mediando as discussões sobre a importância do licenciamento ambiental na mitigação de impactos sobre os ecossistemas da região.

“O evento reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul e demais envolvidos com o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional. Com a Rota implementada e viabilizada, vamos reduzir o tempo de deslocamento de carga, melhorar a logística de transporte, aumentar a competitividade das exportações e integrar e desenvolver áreas isoladas economicamente. Em fevereiro de 2025, Mato Grosso do Sul vai sediar um fórum internacional sobre a Rota”, comentou o titular da Semadesc.
A procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Senise Freire Chacha, que atua na Semadesc, foi uma das debatedoras do painel “A gestão de recursos hídricos transfronteiriços na Rota Bioceânica”, contribuindo com sua expertise jurídica em questões ambientais transfronteiriças. Sua participação ressaltou a importância da colaboração entre as esferas técnica e jurídica para a gestão sustentável de recursos hídricos na região.
A procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia, colaborou na organização do evento e acompanhou os debates, fortalecendo o papel do Estado no fomento à discussão sobre os impactos e oportunidades do projeto.
O seminário destacou as dimensões ambientais e jurídicas da Rota Bioceânica, projeto estratégico que conecta o Brasil aos mercados do Pacífico, atravessando Paraguai, Argentina e Chile.
Fonte: Semadesc-MS Marcelo Armôa
2 Comments on “Com a participação da Semadesc, seminário discute impactos ambientais e jurídicos da Rota Bioceânica”