Ponte Bioceânica: chegada do primeiro carro avançado é passo fundamental na construção

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Esta semana começou de forma positiva para as obras da Ponte Bioceânica, já que a chegada dos primeiros carros avançados foi um passo fundamental para a obra.

Os carros de avanço são estruturas metálicas móveis utilizadas para construir um segmento de ponte por meio do procedimento de avanço em cantilevers sucessivos.

Esses carros, fabricados em São Paulo, Brasil, são estruturas metálicas projetadas especificamente para a técnica de cantilever sucessivo, que permitirá a construção da ponte estaiada com 625 metros de comprimento. Este método inclui um vão central de 350 metros e vãos de compensação de 137,5 metros.

A ponte terá tabuleiro suspenso por tirantes, apresentando projeto aerodinâmico com 20,10 metros de largura e seção composta por nervuras longitudinais protendidas e vigas de contraventamento, garantindo resistência e estabilidade. Os pombos, que são os segmentos que compõem o tabuleiro, terão comprimentos entre 6 e 8 metros, dependendo da sua localização na estrutura.

O projeto inclui dois pares de carros avançados (quatro no total), que serão essenciais para a colocação precisa dos pombos. A execução começará com o pombo zero em cada poste, construído com estrutura auxiliar de suporte, e depois continuará com a montagem dos segmentos cantilever.

Esta ponte internacional que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil), é peça-chave do Corredor Bioceânico,  e representa um passo em direção à conectividade rodoviária no continente, reduzindo distâncias e tempos de transporte de mercadorias e pessoas. Os seus progressos reafirmam o compromisso com a integração econômica e social da região. É financiado pela Itaipú Binacional e está sob a supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

 

Fonte: Mopc-PY

9 Comments on “Ponte Bioceânica: chegada do primeiro carro avançado é passo fundamental na construção”

  1. A rodovia Castello Branco, que começa em São Paulo capital e termina em Espírito Santo do Turvo, região de Avaré, no total 315 quilômetros, devia ser prolongada pra ser a rodovia desse projeto bioceânico, fazia uma rodovia no MS, duplicada a partir da divisa com SP, indo até essa ponte na divisa com o Paraguai. Estendendo a Castello Branco até a divisa com MS, através de uma ponte seria interligada ao MS e pela posta do MS até a ponte estaiada divisa com o Paraguai indo até o Oceano Pacífico.

    1. Não. Não é na lua. Ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai) .Porto Mutinho fica a 437 km de Campo Grande, capital do MS. Ou seja Ligará o Brasil a China se vc quiser ir.

  2. Estou na torcida para que essa estrada Biomecânica seja realizada com sucesso, para a integração Brasil e América latina a crescente China, porque temos que ter essa saída para o Pacífico, principalmente por via férrea

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