Silverio Adorno, prefeito de Carmelo Peralta, expressou suas grandes expectativas e gratidão pelo impacto transformador que a rota Bioceânica terá em sua cidade, durante a visita da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Eng. Claudia Centurión, e sua homóloga chilena, Jessica López.
“Temos grandes expectativas em Carmelo Peralta com esta obra de grande porte que passa pelo Governo do Paraguai”, disse Adorno. “Estamos muito gratos e com grande expectativa de que haja uma grande explosão, uma oportunidade única para a região do Chaco. Acho que é uma justificativa para aqueles que tanto deram na Guerra do Chaco”.
O prefeito destacou que o projeto da Rota Bioceânica não é uma oportunidade apenas para Carmelo Peralta, mas para toda a região do Alto Paraguai e do Chaco em geral. “É uma oportunidade única que vem para toda a região do Alto Paraguai e todo o Chaco”, disse.
Crescimento planejado
Embora entusiasmado com o desenvolvimento, Adorno também expressou a sua esperança de que este crescimento seja cuidadosamente planeado para gerir o impacto em Carmelo Peralta. Fez notar que acaba de falar com o Ministro das Obras Públicas que, segundo ele, tem sido receptivo aos contributos das autarquias para promover empreendimentos que beneficiem a comunidade.
“Abraçamos esse projeto do governo e valorizamos que eles possam investir nesta região, o que trará integração sul-americana”, disse Adorno. “Carmelo Peralta vai ser apenas a entrada da República do Paraguai. Como paraguaios, temos que trabalhar juntos e nos comprometer a aproveitar esta verdadeira oportunidade para toda a população paraguaia.”
Impacto que já é sentido
O chefe comunal destacou ainda os impactos positivos que já se fazem sentir, incluindo uma melhor qualidade de vida dos residentes da cidade, novas construções e oportunidades de emprego relacionadas com a rota Bioceânica e a próxima ponte internacional.
A construção da ponte Bioceânica, financiada pela Itaipú Binacional, está 62% concluída e tem previsão de conclusão até março de 2026.
Fonte: Mopc-PY
Parabéns aos governantes do Paraguay, que se preocupam empregos a população e crescimento do município com a vinda da ponte bioceanica.
Até que enfim, chegou o progresso para nossa região. Parabens aos governos do Paraguai e Brasil que projetaram com sabedoria para amenizar o sofrimento dos povos fronteiriço. Porto Murtinho e Carmelo Peralta agora vai ser o celeiro do turismo, uma grande oportunidade para os jovens empreender, um futuro promissor.
Então, urge as autoridades projetar uma infraestrutura ao estilo primeiro mundo.
Os chineses têm interesse de implantar comércio na Ilha Margarida, inclusive com infraestrutura, igual ao de Murtinho construindo diques. Exatamente são profissionais para essa implantação com experiências centenárias.
Porto Murtinho, ilha Margarida e Carmelo Peralta estão com faca e queijo na mão.
Celino Duarte
Pres. Colônia paraguaia de Mato Grosso é representes dos imigrantes Latinos