Compromissos integram a agenda da ministra nos EUA até o dia 24 de outubro, que inclui também debate com alunos de Universidade americana e encontros em “think tanks” e representantes do setor privado.
A ministra Simone Tebet estará em Washington – DC (EUA), até o 24 de outubro, onde cumpre agenda com bancos multilaterais de investimento, universidade, think tanks e empresários.
A programação inclui painel promovido pelo Banco Mundial sobre Transição Alimentar Global e eventos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição em que a ministra é Governadora pelo Brasil. A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, Renata Amaral, acompanha a ministra.
Nesta terça-feira (22/10), a ministra Simone Tebet participa de almoço promovido pela think tank Atlantic Council. O evento promoverá um diálogo sobre as oportunidades e desafios para a economia brasileira, crescimento econômico regional e desenvolvimento sustentável, com uma plateia formada por empresários, CEOs e associados e terá transmissão on line.
Mais tarde, a ministra estará em evento promovido pela American University, em parceria com a Embaixada do Brasil. Na ocasião, Tebet falará sobre “Democracia, visão de futuro (Estratégia Brasil 2050) e integração regional”, seguido de perguntas e respostas. O evento será aberto ao público – formado por estudantes, professores, jornalistas e interessados.
Na quarta-feira (23/10), pela manhã, a ministra Simone Tebet participa do painel promovido pelo Banco Mundial sobre Transição Alimentar Global, que será aberto pelo presidente da Instituição, Ajay Banga. O evento gira em torno de três temáticas: Políticas e Parcerias; Empregos e Agronegócio; Dimensões Planetárias (Clima e Meio Ambiente). Ao lado da ministra do Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Cooperação Internacional do Egito, Rania Al-Mashat, Tebet estará no 3º painel do evento: “Dimensões Planetárias da Transição Alimentar”.
No período da tarde a ministra cumpre compromissos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A programação inclui um almoço, seguido de Encontro Bilateral com o presidente do Banco, Ilan Goldfajn, encontro com a equipe brasileira do BID e Assinatura da Programação 2025 da Instituição com Anabel Gonzalez, vice-presidente de Países do BID. Durante compromissos no Banco a ministra e a secretária Renata Amaral farão um pouco sobre o papel do MPO, e da SEAID em particular, nas políticas de desenvolvimento regional e de avaliação de projetos, seguida de perguntas e respostas.
Na quarta-feira (24/10), a programação tem início com um café da manhã organizado pelo instituto Council of the Americas, que reúne empresários, investidores e CEOs com foco na América Latina. No encontro com empresários, representantes do setor privado e investidores associados a ministra Simone Tebet fará breve exposição sobre o momento econômico do Brasil e as pautas prioritárias do MPO, seguida de perguntas e respostas.
Em seguida a ministra Simone Tebet participa de almoço promovido pelo Banco Mundial sobre a iniciativa “Amazônia Viva”,. O encontro discutirá projetos e investimentos na Amazônia, em parceria com outras instituições, com o BID. Encerrando a agenda em Washington, a ministra se reúne com o vice-presidente para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Carlos Felipe Jaramillo.
Agenda Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, Renata Amaral, acompanha a agenda da ministra e participa como painelista no evento promovido pelo Atlantic Council, na quarta-feira (23/10). A secretária falará sobre objetivos e realizações do Brasil no âmbito do G20 e construção de continuidade nas presidências do Grupo. Na quinta-feira (24/10) Amaral será painelista no evento “Libere o caminho para ela: Derrubando barreiras para o empoderamento econômico das mulheres” do Banco Mundial.
Fonte: Ministério do Planejamento e Orçamento