Porto de Arroio do Sal terá investimento de R$ 1,3 bilhão e prevê geração de mais de 2 mil empregos

Compartilhe

Ministro Silvio Costa Filho assina contrato que autoriza exploração de instalação portuária, na modalidade de Terminal de Uso Privado (TUP).

Maquete eletrônica mostra como ficará projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal. Imagem: DTA Engenharia/Divulgação/JC

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta sexta-feira (18) da cerimônia de assinatura do contrato para a execução do Porto Meridional de Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e contou também com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Cerimônia de assinatura do contrato para a execução do Porto Meridional de Arroio do Sal – Foto: Eduardo Oliveira

A construção prevê investimentos de quase R$ 1,3 bilhão e a geração de mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos. Segundo Costa Filho, a “obra transformará a matriz econômica do Rio Grande do Sul, alinhada à política de desenvolvimento econômico do governo Lula. As oportunidades de trabalho abrangem diversos setores, desde a construção civil até funções administrativas e de suporte”, disse.

Novo porto privado será construído às margens da Avenida Interpraias Norte, na praia de Rondinha. Croqui / DTA Engenharia Portuária e Ambiental

Costa Filho ainda reforçou que com a conclusão do projeto, a produção logística gaúcha será impulsionada significativamente, abrangendo granéis líquidos e sólidos e um aumento expressivo no volume de contêineres, consolidando o Rio Grande do Sul como protagonista no desenvolvimento portuário brasileiro.

Imagem: Google maps

“O Porto Meridional é fundamental, não só para o PIB do Rio do Grande Sul, localizado na região da Serra, mas muitas empresas que exportam e que hoje têm alto custo de logística, vão ganhar competitividade. Isso significa gerar empregos. Isso significa atrair mais investimentos”, declarou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que ainda lembrou o momento histórico que o País vive, em que o PIB (Produto Interno Bruto) voltou a crescer, menor taxa de desemprego e uma ampliação da massa salarial aumentando a capacidade de consumo

Localizado na costa do Rio Grande do Sul, o terminal de uso privado, terminal marítimo de Arroio do Sal, é um empreendimento estratégico que visa desenvolver uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender à crescente demanda do comércio internacional. Além de facilitar o transporte de cargas, o porto tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

 

 

Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *