Durante uma visita ao Lote 2 do terceiro trecho do Corredor Rodoviário Bioceânico, Elías Rubinstein, coordenador nacional do Banco de Desenvolvimento (Fonplata), destacou a magnitude e a importância estratégica desta obra para a região, além de seu potencial para desenvolver mais mais da metade do território paraguaio.
Rubinstein enfatizou o alinhamento crucial de objectivos entre todos os envolvidos: o empreiteiro, a fiscalização, o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e o banco. “O projecto está bem encaminhado”, afirmou, lembrando que “o lote 2 já registou bons progressos em alguns trechos, desenvolvendo-se normalmente”.
Para o representante do Fonplata, o Corredor Bioceânico transcende as fronteiras paraguaias: “É um projeto de integração emblemático para a América Latina, que conectará dois oceanos e povos com diferentes níveis de desenvolvimento”.
Projeção futura
Em outro momento, Rubinstein destacou o impacto social da obra, que proporcionará oportunidades aos moradores que atualmente enfrentam dificuldades de acesso a serviços básicos. “Tem uma projeção enorme para o futuro, que será absolutamente diferente daquilo que conhecemos”, assegurou.
O desafio, segundo Rubinstein, vai além da construção: “Trata-se de pensar em como o território será administrado para que o desenvolvimento seja harmonioso, preservando o ecossistema do Chaco nas próximas décadas”.
Sobre Fonplata
O Fonplata, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, tem como principal missão promover a integração dos seus países membros, promovendo o desenvolvimento harmonioso e inclusivo por meio de operações de crédito e recursos não reembolsáveis do setor público.
Fonte: Mopc-PY
Importante .Aguardem Comissão da Rota Bioceanica da Bioceanica .com finalidade de tratar de diversos Assuntos relacionados a Construção e suas Consequências ,apoios,in entivos,fomentação político ,econômico .,trazendo crescimento e não redução econômica para o Estado do MS.Assessorias Jurídicas ,de Créditos ,governo participativos enfim .As empresas terão melhores facilidades,mas deve haver a fomentação a todos incluindo ,governo ,bancos,preparo ……
Impressionante a idei da construção do corredor biomecânico. A pergunta que não vi resposta é onde está a divulgação da rota ferroviária. Para baratear o custo e agilizar a movimentação de cargas. Será que todo transporte será rodoviário? Um caminhão com produtos vai sair de São Paulo e vai ao Chile , Peru?
Parabéns pela obra ligando não apenas ao pacífico mas ligando nossos vizinhos!!!
Brasil e China serão como um só.. Alguns acham bom outros não
Eu gostaria de saber como vai ser a fiscalização rodoviária no Paraguai? Pergunto porque quando um brasileiro transita pelo pelas rodovias paraguaias, os policiais de trânsito impõe tanta exigência como 2 triângulo, corda para puxar o carro se estragar, teve um caso indo pra Assunção que pediram até lençol para em caso de morte enrolar o defunto, fora as propinas q pedem em cada posto policial. Essa exigências são somente para brasileiros enquanto que para os paraguaios , nada disso é exigido. TUDO ISSO DIFICULTA O TURISMO NO PARAGUAY.