Com mais de 60% de avanço, a estrutura da ponte Bioceânica eleva-se sobre o rio Paraguai, transformando a paisagem da fronteira com o Brasil.
A obra, supervisionada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), avança conforme o cronograma, com trabalhos simultâneos do lado paraguaio e brasileiro.
Atualmente, a estrutura principal da ponte pode ser vista em plena montagem, com os pilares de concreto erguendo-se de ambas as margens do rio. No setor paraguaio, as obras estão concentradas no aterro de acesso, onde são realizadas obras de bombeamento de refluxo para estabilização do terreno. Este processo é fundamental para preparar a área antes da colocação do trecho final da estrutura.
Do lado brasileiro, as atividades concentram-se na estaca principal número 14, onde prossegue a montagem da plataforma de fôrmas para o pombo tiro no lado retido e a montagem das fôrmas no lado do rio. Além disso, foi concluída a decapagem da subida número 15 do lado direito.
O cais principal número 13, do lado paraguaio, avança com a montagem das treliças do pombo-caçador, componente essencial para a estrutura da ponte estaiada. A imagem reflete a magnitude e a precisão da obra, que se impõe à paisagem ribeirinha ao mesmo tempo que une as duas margens numa construção de grande escala.
Financiada pela Itaipú Binacional, a ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul, Brasil) fortalecerá o comércio e o tráfego regional, estabelecendo uma ligação rodoviária estratégica para o corredor que unirá dois oceanos através do Chaco paraguaio.
Fonte: Mopc-PY
Estou gostando muito da ponte gostaria de saber se o trasado tera outras obras e o cronograma de implantação prevê o prazo de execução da obra.
Essas realizações faz qualquer cidadão , quer brasileiro, quer paraguaio encher de orgulho e satisfação!
Que não haja interrupção das obras.
E como ficará os contra-bando de mercadorias(sacoleiros) contra-bando de drogas, armas? Este é o meu receio.
Ficará do mesmo jeito q está, pq se em décadas nunca resolveu, acha q vai resolver agora?
Pode ficar tranquilo. Voce vai continuar fazendo
Gostaria de saber o pôr que não fazer junto uma ferrovia.
Então, tenho a mesma indagação sobre!
Obra importante para a China!! Quem está bancando os custos????
A Hidrelétrica ITAIPU Binacional, lado paraguaio.
Justamente por q não ja uma estrutura linha férrea?
Muito bom! Essa é uma importante obra pra integração Bioceanica. E a construção das rodovias de, particularmente do lado brasileiro, também precisaria acompanhar o mesmo cronograma.
Essa obra e feita com dinheiro pelo governo do Paraguai iniciou em 2022 um acordo feito em contra partida foi feita a segunda ponte de foz do Iguaçu no Paraná ligando a Porto Franco no Paraguai concluida em 2022 esse governo do PT no fez nem uma das duas que fique claro sem enganação ou oportunistas
Lula e fogo.
Ja chegou e mandando ver na integração.
Meu medo é o bozo querer contrabandear joias por ali tambem ou querer fugir da prisao por ela.
Só pra ferrar o lula.